As chuvas que foram intensas no fim de semana no Paraná devem dar uma trégua com eventos isolados nas próximas semanas no Estado. Contudo, a partir da segunda quinzena do mês, volta a chover com mais frequência no Paraná. Esse período entre a primavera e o verão é um dos períodos de maio quantidade de chuvas ao longo do ano. Nesta primavera, por causa do fenômeno El Niño, eram esperadas mais chuvas que o normal, inclusive com temporais.
Ontem choveu forte no Nordeste paranaense, com ventos de até 95 km/h em Nova Fátima, no Norte Pioneiro. No fim de semana também houve chuva mais intensa no Oeste. Na noite de sexta-feira, um vendaval com ventos de mais de 100 km/h devastou Itaperuçu, ao Norte de Curitiba. No município, 500 casas foram danificadas pelo vendaval, sendo que 200 ficaram praticamente destruídas. Dois jovens morreram.
Rio Branco do Sul também foi atingida e, até ontem, tinha um balanço de 100 residências afetadas pelos ventos e chuva fortes. Bocaiúva do Sul também teve efeitos com a chuva, com o corte de energia para mais de 3,4 mil unidades no município.
A situação mais dramática foi mesmo em Itaperuçu. No fim de semana a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil fez o levantamento das ocorrências, distribuiu lonas para os moradores e alguns donativos para quem precisava. A Copel também informou que vai prestar apoio à população, colaborando na instalação elétrica nas residências.