Luiz Costa/SMCS

Além de atuar como articuladora do Vale do Pinhão, a Prefeitura de Curitiba investe fortemente para tirar a administração municipal da era analógica e, num mundo que funciona cada vez mais na palma da mão das pessoas, está levando os serviços da cidade para os smartphones dos moradores.

Desde 2017, cinco aplicativos foram lançados pela Prefeitura para facilitar o acesso dos curitibanos a informações e serviços públicos. Os apps estão disponíveis para os sistemas iOS e Android e juntos já somam mais de 700 mil downloads.

Entre os cinco pilares do Vale do Pinhão, que também compreendem educação empreendedora, reurbanização focada na economia criativa, incentivos fiscais e integração/articulação do ecossistema, está o incentivo à implantação de tecnologia (IOT) a serviço da população.

Para o coordenador de atendimento da central 156, Ozires de Oliveira, os aplicativos atendem um público mais jovem e com maior escolaridade que muitas vezes não usava os serviços anteriormente.

“Os apps encurtam o caminho. É bom para o cidadão, que ganha agilidade, e para a Prefeitura, que tem mais elementos à disposição para analisar informações e executar serviços”, aponta.

Curitiba 156
O aplicativo da central 156 é o mais acessado de Curitiba e tem uma média de 75% de aprovação dos usuários. Em oito meses de funcionamento, foram mais de 2 milhões de registros, entre solicitações de serviço e acesso a informações.

Nesse período a maior demanda atendida foi a de informações, como o horário e itinerário de ônibus e a consulta do saldo no cartão usuário. Já as 40.822 solicitações correspondem a serviços de coleta, iluminação pública, trânsito, pavimentação e outros.

Em novembro de 2019 o número de atendimentos pelo app representou quase 85% do total. As outras formas de assistência são o portal on-line, telefone e chat.

Saúde Já
Desde o seu lançamento, em março de 2017, o aplicativo Saúde Já contabiliza mais de 8 milhões de acessos e quase 1 milhão de agendamentos.

O app, que começou com o agendamento do primeiro atendimento em enfermagem, hoje disponibiliza outros serviços como agendamento do primeiro atendimento odontológico e carteira de vacinação virtual.

Em março de 2019, o Saúde Já passou a oferecer informações para gestantes e a função urgência, com indicação de locais de atendimento para urgências clínicas, odontológicas, violência sexual e orientações sobre como proceder em casos de acidente de trânsito.

Nota Curitibana
Desde março do ano passado, o Nota Curitibana também tem seu próprio aplicativo. Pelo smartphone, é possível se cadastrar no programa, participar de sorteios em dinheiro e solicitar o resgate de prêmios, além de indicar as entidades sociais a serem contempladas com a premiação. Os usuários também podem acompanhar o saldo de créditos e usá-lo no abatimento do IPTU. O aplicativo já foi baixado mais de 36 mil vezes.

Urbs Táxi
O mais novo app de Curitiba, lançado em novembro de 2019, é o Urbs Táxi. Mais de 3,8 mil taxistas cadastrados e licenciados pela Urbs passam a atender passageiros como em outros aplicativos privados de transporte. Com desconto de até 40% sobre o valor do taxímetro, o Urbs Táxi pretende inserir o taxista na competitividade com outros serviços como Uber e 99.

Curitiba App
O Curitiba App foi lançado em março de 2019 e congrega serviços e informações da Prefeitura em um único aplicativo, leve e com baixo consumo de internet. Por meio dele é possível acessar outros apps, como o Saúde Já e o 156 Curitiba, entre cerca de 600 funções. Já são mais de 25 mil downloads feitos.