No meio dos afazeres diários e do nada nasce uma boa ideia. Essa é aquela que o individuo acredita que vai mudar tudo, que poderá deixar o idealizador milionário como o criador do adesivo Post-ir.Investidores vão fazer fila para colocar o dinheiro deles nesta ideia. “Você vai comprar uma casa numa ilha paradisíaca e sair na capa da Forbes, tudo graças a essa sua maravilhosa ideia”, diz Siro Canabarro, CMO da Gumga — uma startup paranaense criada por um grupo de investidores, desenvolvedores e empresários da área de tecnologia.
Mas como saber a ideia é boa mesmo? “Sexto sentido”, “algo está me dizendo que sim”, “tenho certeza”, podem não ser respostas boas o suficiente para tornar isso uma verdade. A Harvard Business Review — uma revista de negócios mantida pela Escola de Negócios de Harvard — fez uma pesquisa com proprietários de pequenas empresas e startups.
Através da pesquisa, a equipe da revista encontrou cinco maneiras que essas pessoas classificaram como a melhor forma de descobrir se sua ideia de um novo negócio é realmente boa, ou não passa de uma “pira errada”. Claro que esse método não vai funcionar para tudo. Mas, se você puder começar pequeno e testar por conta própria sua ideia, você vai economizar tempo e dinheiro que gastaria envolvendo grupos de terceiros nessa tarefa, diz Canabarro.
Uma das entrevistadas para a revista Harvard Business Review sobre novos negócios foi Annalisa Berns, que trabalha como investigadora particular de pets perdidos. Na entrevista ela contou que muitos achavam absurda a ideia, mas que, atuando por conta em casos de animais perdidos e percebendo que tinha condições de fazer um bom trabalho (e principalmente que o mercado tinha espaço para esse tipo de atividade), decidiu investir e hoje tem um negócio de sucesso.

 

Cinco modos de testar uma ideia
1 Pergunte para colegas, mentores ou conselheiros
Você, provavelmente, tem, em seu círculo social, alguém em quem você confia que tenha um bom julgamento, seja essa pessoa um colega de trabalho ou alguém que você vê como um mentor
Procure essa pessoa e peça pelo seu feedback honesto
Você pode, inclusive, procurar agências, como o Sebrae, que possuem serviço de consultoria por um preço bastante acessível, com ótimos profissionais.
2 Pergunte para amigos e família
É sempre bom consultar profissionais, mas não esqueça da opinião de seus amigos e família.
Dependendo da ideia, seu grupo de amigos pode atuar como beta testers, sendo uma forma bastante barata de se fazer uma prova de conceito.
Mesmo que seus amigos e família possam não entender muito do mundo corporativo, são pessoas que se importam com você. Portanto, você deveria levar a opinião (e o feedback) deles em conta.
3 Faça uma pesquisa de mercado através do crowdsource
Crowdsource são pessoas que se unem para resolver problemas em conjunto, criar novos produtos, testarem sites, criarem conteúdo, encontrarem soluções e muito mais.
Apesar do nome difícil, é algo que existe há muito tempo (cooperativas são um exemplo de crowdsource)
Sites gratuitos de anúncios Craigslist, Mercado Livre, Toda Oferta, etc., podem ser utilizados para reunir pessoas interessadas em testar gratuitamente um produto
Vai abrir uma sorveteria que vende sorvetes artesanais?
Ofereça amostras e peça o feedback das pessoas!
Você terá custos, com certeza, mas os custos serão bem menores do que investir numa ideia através do puro “achismo” e quebrar depois.
4 Siga o grassroots, ou “raiz de grama”
Você pega um tufo de grama, planta em um solo adequado, com nutrientes e incidência de luz solar, rega esse tufo, e, em questão de semanas, essa grama espalhou-se por uma área muito maior.
No mundo dos negócios, isso também funciona.
Bata de porta em porta em sua comunidade, peça para pessoas (se for uma ideia B2C) ou para empresas (se for uma ideia B2B), qual a opinião delas sobre sua ideia, de preferência dando a elas insumos para que sua ideia seja testada
5 Seja seu próprio rato de laboratório
Algumas ideias pedem por um voluntário para usar o produto ou testar o serviço.
E quem melhor do que você mesmo para ver se sua ideia funciona?
Claro que esse método não vai funcionar para tudo.
Mas, se você puder começar pequeno e testar por conta própria sua ideia, você vai economizar tempo e dinheiro que gastaria envolvendo grupos de terceiros nessa tarefa

Por Siro Canabarro, CMO da Gumga.