Divulgação – Ingmar Bergman.

O projeto CineSesc prepara uma programação especial para as exibições de julho. Um dos maiores diretores da história de sétima arte será homenageado no mês de seu aniversário de 100 anos com a exibição de nove títulos, entre eles, três dos seus maiores clássicos: “O Sétimo Selo”, “Persona” e “Morangos Silvestres”. As sessões acontecem sempre às 12h e 18h, na Sala Cine Sesc Esquina, e a entrada gratuita. 

Ingmar Bergman (* 14/07/1918 | + 30/07/2007)

Bergman nasceu no mês de julho de 1918, na cidade de Uppsala (Suécia) e morreu em 2007, aos 89 anos. O diretor é considerado um dos principais nomes da história do Cinema e dirigiu, ao longo de 73 anos de carreira, 52 filmes e mais de cem peças teatrais. Na extensa lista de premiações que detém, estão os troféus nos festivais de cinema de Cannes, Berlim, Veneza. Ele influenciou dezenas de cineastas, incluindo Woody Allen, que o idolatrava e que homenageou "O Sétimo Selo", um dos clássicos do cineasta sueco, com sua comédia "A última noite de Boris Grushenko."
Por meio de sua impecável construção visual e forte influência de dramaturgos como Strindberg, Shakespeare e Ibsen. Traz nos temas centrais de suas obras o estudo psicológico dos personagens e das famílias disfuncionais, assim como na angústia causada pela ausência de um Deus, deixando o ser humano abandonado entre o bem’ e o ‘mal’. Como recurso técnico,  o flashback se tornou ferramenta essencial em suas narrativas e se transformou na marca registrada de seus filmes. Assim como a interação do ator com a câmara, como se estivesse dialogando ou olhando para o espectador.

Confira a programação completa:

03/07

Morangos Silvestres

(Dir. Ingmar Bergman/ SUE/ 92min/ Drama /1957)
Classificação: 16 anos

Sinopse: Isak Borg (Victor Sjöström) é um professor de medicina que revisita vários momentos marcantes de seu passado durante uma viagem de carro até sua antiga universidade, onde ele irá receber uma honraria. Acompanhado de sua nora Marianne (Ingrid Thulin) ele evoca memória de sua família e de sua ex-namorada. Durante a viagem ele conhece uma garota adolescente que em muito se assemelha a Sara, seu antigo amor. A jovem pega carona com o professor e Marianne. Quanto mais Borg recorda as decepções e desilusões que viveu, mais ele se sente frio e cheio de culpa. Esses sentimentos se afloram quando ele encontra seu filho, igualmente frio e ressentido.

05/07

O Sétimo Selo

(Dir. Ingmar Bergman/ SUE/ 96min/ Drama /1959)
Classificação: 16 anos

Sinopse: Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.

10/07

Persona

(Dir. Ingmar Bergman/ SUE/ 82min/ Drama /1966)
Classificação: 16 anos

Sinopse: A atriz Elizabeth Vogler deixa de falar durante uma representação teatral de Electra. Seu mutismo em relação aos que a rodeiam é total, sendo então internada numa clínica. Não está doente, simplesmente optou pelo silêncio. Alma, uma jovem enfermeira, fica encarregada de tratar dela. Quando, a conselho médico, as duas se isolam em uma ilha, passam a desenvolver uma intimidade e cumplicidade crescentes. Com isso se estabelece uma constante.

12/07

A hora do lobo

(Dir. Ingmar Bergman/ SUE/ 89min/ Drama  – Terror / 1967)
Classificação: 16 anos

Sinopse: Um pintor e sua esposa vão morar em uma ilha afastada de tudo e conhecem um misterioso grupo de pessoas que passam a trazer angústias ainda maiores à vida do casal, que já estava atormentado pelos pesadelos do pintor e por conflitos psicológicos. Durante a hora do lobo, entre a meia-noite e a aurora, ele conta para sua esposa suas memórias mais dolorosas, e começa a questionar a própria lucidez.

17/07

Vergonha

(Dir. Ingmar Bergman/ SUE/ 102min/ Drama /1968)
Classificação: 16 anos

Sinopse: Em meio a uma guerra civil na região báltica, um casal de violinistas que se dizem apolíticos vivem isolados em uma ilha, onde sustentam-se com o cultivo e a venda de produtos da terra. Essa vida alienada acaba quando um grupo de soldados invade a ilha, que responde criando um movimento de guerrilha. A partir desse momento, eles não poderão ficar mais alheios a tudo que acontece, e terão que lidar com as misérias, a destruição e os horrores da guerra.

19/07 

Sonata de Outono

(Dir. Ingmar Bergman/ SUE/ 97min/ Drama /1978)
Classificação: 16 anos

Sinopse: após ter sido uma mãe ausente por anos, Charlotte (Ingrid Bergman), uma renomada pianista, vai até a casa de sua filha Eva (Liv Ullmann) para lhe fazer uma visita. Ela se surpreende ao encontrar sua outra filha, Helena (Lena Nyman), que tem problemas mentais. Eva tirou Helena da instituição que Charlotte a havia internado para cuidar dela em casa. A tensão entre mãe e filha começa a crescer devagar até elas colocarem tudo em panos limpos, dizendo tudo que sempre gostariam de dizer.

24/07

Fanny e Alexander

(Dir. Ingmar Bergman/ SUE/ 188min/ Drama /1982)
Classificação: 16 ANOS

Sinopse: – No início do século XX, após um alegre Natal na família Ekdahl, o pai de um casal de crianças vem a falecer. Deste momento em diante Alexander (Bertil Guve), o menino, passa a ver o fantasma do pai freqüentemente. Tempos depois Emilie (Ewa Fröling), sua mãe, casa-se com um extremamente rígido religioso e as crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna, onde foram muito felizes, e passam a viver com a família do padrasto de hábitos severos, onde são tratados como prisioneiros. Na casa do padrasto o menino passa a ver o fantasma da primeira esposa dele e suas filhas, que haviam morrido tentando escapar dele. Decorrido algum tempo, a mãe se conscientiza da real personalidade do marido e de quanto seus filhos sofrem naquela casa, assim planeja um modo de tirá-los daquele lugar e levá-los de volta à casa da avó.

 

26/07

Na Presença de um Palhaço
 
(Dir. Ingmar Bergman/ SUE/ 118min/ Drama /1997)
Classificação: 16 anos

Sinopse: Outubro de 1925. O engenheiro Carl Åkerblom, fervoroso admirador do compositor Franz Schubert, é internado em um hospital psiquiátrico em Uppsala. De seu quarto, ele alimenta o revolucionário projeto de inventar o cinema falado. Com a ajuda do professor “louco” Osvald Vogler, o diretor Åkerblom improvisa uma história de amor contando os últimos dias de Schubert.

31/07 

Face a Face

(Dir. Ingmar Bergman/ SUE/ 144min/ Drama /1976)
Classificação: 16 anos

Sinopse: Jenny Isaksson (Liv Ullmann) é uma psiquiatra casada, que é assombrada por visões de uma velha e passa a sofrer uma profunda depressão. Na procura desesperada de fugir deste pesadelo ela tem um caso com Tomas Jacobi (Erland Josephson), um médico casado. Isto só serve para provocar nela uma crise histérica e, quando tem novas alucinações com a velha mulher, ela tenta suicídio. Enquanto está entre a vida e a morte ela imagina ver todas as pessoas que tiveram alguma influência em sua vida. Quando está se recuperando ela consegue entender quem é a velha senhora e por qual motivo provoca tanto sofrimento.

Serviço:

Mostra Ingmar Bergman “O Lobo à espreita”

Cine Sesc Esquina
3ªs e 5ªs
12h e 18h
Exibições gratuitas
Vagas limitadas.