Divulgação

Confira as sugestões culturais do Curitiba de Graça

O novo ano vem chegando e para quem quer assistir a um bom filme, como “Pequeninos – A inocência não tem preço” (foto do cartaz) ou uma peça de teatro ainda há opções tanto presencialmente quanto para ver do sofá de casa.  

Confira a últimas sugestões do ano do Curitiba de Graça para os leitores do Bem Paraná.

Boa leitura! A equipe do Curitiba de Graça deseja a todos um 2021 com muita saúde e divertimento!


Que absurdo!

Crédito: Divulgação

Após uma temporada nacional de sucesso de público e crítica, o monólogo paranaense “Que Absurdo!”, que teve transmissões ao vivo no YouTube, de agosto a setembro, tem sua gravação disponibilizada ao público até o dia 31 de dezembro.

Com direção de Cícero Lira e interpretado por Thadeu Peronne, o enredo conta a história de um artista que está isolado e recebe uma visita inesperada que muda tudo ao seu redor.

Os ingressos colaborativos custam a partir de R$ 20 reais.

Para assistir, é preciso fazer um cadastro aqui: https://www.sympla.com.br/que-absurdo—teatro-digital—–sessao-gravada—gratuita__1070432 


A Loja na Esquina

Crédito: Reprodução do portal Cinemarden

Até o dia 6 de janeiro, o Coreto Digital do Passeio Público exibe filmes diariamente, às 16h30. Na programação estão alguns bem conhecidos e outros, a primeira vista, nem tanto. Um deles é “A Loja na Esquina”, de 1940, dirigido por Ernst Lubitsch, e que tinha no elenco James Stewart, que era o nome que sempre estampava grandes produções da época, entre elas: “A Felicidade não se compra” (que também será exibido), “Um corpo que cai” e “Janela Indiscreta”. Mas, o que muita gente não sabe é que o filme inspirou um grande sucesso da telona do fim da década de 1990: “Mens@gem pra você”, com o trio Meg Ryan, Tom Hanks, como o par romântico, e Nora Ephoran na direção.

Confira a programação completa:

  • Dia 29: “Um Herói de Brinquedo”
  • Dia 30: “Meu Papai é Noel”
  • Dia 2 de janeiro: “O Milagre da Rua 34”
  • Dia 3 de janeiro: “O Estranho Mundo de Jack”
  • Dia 5 de janeiro: “A Loja da Esquina”
  • Dia 6 de janeiro: “A Felicidade Não se Compra”

As sessões são gratuitas e não é necessário realizar agendamento prévio. As vagas são limitadas e o uso de máscaras de proteção é obrigatório, assim como manter o distanciamento social. Em caso de chuvas, as exibições podem ser canceladas. 


Natal Digital

Crédito: Divulgação

Legenda: Banda Lyra está na programação.

Está no ar pelas redes sociais a programação especial “Natal Digital” organizada pela Fundação Cultural de Curitiba, que segue até o dia 1º de janeiro. No dia 31 de dezembro, será exibida a Ópera Libiamo Ne’lieti Calici, às 20h, e no dia 1º, Ave Maria (Ellens Dritter Gesang), às 18h.

Os vídeos são variados: como o curta-metragem “Auto de Natal”, dirigido pelo curitibano Edson Bueno, e orquestras tocando canções natalinas entre outras atrações.

Ao todo, foram produzidos 23 vídeos gravados entre novembro e dezembro, na casa dos artistas, em estúdio e espaços verdes da cidade, seguindo as normas de distanciamento social.

Para acessar, basta entrar em: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba 


Cine Passeio

Crédito: Divulgação

Legenda: O canadense “Antologia de Uma Cidade Fantasma”, é um do filmes em cartaz.

O ano está acabando, mas as exibições virtuais do Cine Passeio continuam disponíveis para o público curtir um cinema no conforto de suas casas. A nova programação, que traz opções gratuitas e pagas, fica em cartaz até o dia 6 janeiro no site www.cinepasseio.org.

Na sala Cine Vitória, que apresenta filmes gratuitos, continua em exibição o documentário Marumbi: a montanha por dentro, sucesso de visualizações. Dirigido por Matias Dala Stella, a produção tem entrevistas, depoimentos e imagens da relação dos montanhistas com o famoso Pico do Marumbi.

O público ainda pode assistir gratuitamente a outro documentário “O Cineasta da Selva”, de Aurélio Michiles, que conta a vida de Silvino Santos, um dos pioneiros do cinema no Brasil. Já os longas-metragens exibidos são o premiado “Arritmia”, de Boris Khlebnikov, sobre um relacionamento de um casal de paramédicos num pronto-socorro russo, e o canadense “Antologia de Uma Cidade Fantasma”, que rendeu ótimos comentários de críticos. O filme, dirigido por Denis Côté, se passa em uma pequena cidade do Canadá, onde após a morte de um homem em um misterioso acidente de carro, os moradores evitam discutir o acontecimento e eventos estranhos começam a acontecer.

Já pela parceria do Cine Passeio com o Consulado da Argentina em Curitiba, são indicados mais dois documentários: “Troperos”, de Nicolas Detry, que mostra a luta pela sobrevivência dos gaúchos da Patagônia, e “Pichuco”, de Martín Turnes, sobre um dos grandes nomes do tango e da música argentina, Aníbal Pichuco Troilo.

Já na sala virtual Cine Plaza, onde é necessário pagar para assistir aos filmes, estreia o suspense holandês “Segredos Nas Montanhas”, de Urszula Antoniak, sobre um escritor que decide convidar sua mulher para uma última viagem a fim de superar a separação, mas descobre que tudo é bem menos simples do que se parece.

A programação ainda traz “Pequeninos – A Inocência Não Tem Preço”, comédia de Sergio Pucci, “Greenfield: Segredos Explosivos”, suspense dos australianos Julius Telmer e Jevgeni Jevsicov, “A Loucura Que Nos Une”, da dinamarquesa Marie Grahtø Sørensen,  ‘Vingança e Traição”, do russo Vladimir Koyfman e “O Quarto de Vidro”, drama tcheco de Julius Sevcik. 


Tocando a Vida

Crédito: Reprodução do YouTube

No dia 24 de dezembro, o cantor e compositor maringaense, que mora em Curitiba, Murilo Silvestrim, lançou em seu canal no YouTube, o vídeoclipe da canção “Tocando a Vida”, cantada por um coral de alunos da rede pública de ensino dos municípios de Doutor Ulysses, Campo do Tenente e Tunas do Paraná. O arranjo foi feito por Sérgio Justen e a edição é de Cristiane Wozniak.

A gravação ocorreu durante a pandemia e precisou ser utilizado protocolo de distanciamento social.

Confira o vídeo: https://youtu.be/4UY8V7sCRUQ.

 

Para mais atrações culturais, acesse: www.curitibadegraca.com.br.