Divulgação

Em evento online com extensa programação, será lançado, na próxima quarta-feira (16), o CityHub, uma rede colaborativa multissetorial que promete acelerar a transformação das cidades brasileiras em espaços favoráveis às futuras gerações. Criado por empreendedores paranaenses, o hub fará a conexão entre indústrias de diferentes setores, empresas de todos os portes, centros de pesquisa e inovação e startups, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento e a implantação de soluções voltadas às cidades inovadoras, mais inclusivas, acolhedoras e ambientalmente responsáveis.  

Com 12 empresas e instituições fundadoras*, dos setores de Tecnologia e Construção Civil, o CityHub pretende tecer uma ampla e engenhosa rede de parceiros, para originar novos negócios e projetos com foco na sustentabilidade ambiental, econômica e social. Além disso, terá uma agenda de ações voltadas à capacitação e aprimoramento, com palestras e webinars dirigidos ao mercado, aos profissionais e também aos estudantes. Em 2021, a programação temática mensal vai trabalhar tópicos sobre Empreendedorismo, Cidades Vivas e Humanas, Mobilidade, Inovação e Cidades Resilientes. 

“O CityHub quer impulsionar as boas ideias, contribuir com os projetos inteligentes, apoiar a pesquisa e a inovação. Também é uma rede de conexões e de networking, que sem dúvida vai gerar novos negócios. Mas o principal não é isso. O principal é que, conectados no CityHub, a gente possa entender como os nossos negócios geram impacto e assumir o dever de reduzir esse impacto e contribuir verdadeiramente para as cidades do amanhã”, define o presidente do CityHub, Thiago Weingartner, CEO na Bpro Smart Engineering. 

Além de eventos para o intercâmbio de conhecimento e atualização dos parceiros sobre novidades e tendências globais para as smart cities, o CityHub vai oferecer programas de imersão e formação, com experiências internacionais, e capacitação de jovens adultos e adolescentes. Em dezembro de 2021, o hub vai lançar o Projeto Educação Cityhub 2022, com o objetivo de despertar a consciência socioambiental nas próximas gerações de profissionais, encorajando a inovação e o uso inteligente da tecnologia para o desenvolvimento sustentável. 

“Nosso propósito vai além da propulsão de novos negócios e parcerias. Como um hub feito de pessoas preocupadas com o futuro do planeta e da humanidade, o CityHub tem a formação dos jovens como parte importante da nossa estratégia. São eles que vão assumir a missão de continuar inovando para o bem das cidades e de seus habitantes”, defende a Head de Comunicação do CityHub, Renata Abreu, CEO & Founder do NRGHub – 1o Energy Hub do Brasil.

Evento de lançamento

Para o lançamento do CityHub, a rede fará um evento online gratuito na quarta-feira, dia 16 de junho, com programação que vai das 9h30 às 19h00. O painel de abertura terá palestrantes internacionais e foi composto em parceria com a Israel Trade & Investments, vinculada ao Ministério da Economia de Israel, país que é considerado um dos maiores ecossistemas de inovação do mundo. 

O painel terá as apresentações da Head de Mobilidade e Ecossistemas de Cidades Inteligentes do Israeli Export Institution, Shiri Ram, e de representantes de startups israelenses, que vão apresentar cases de inovação sobre inteligência na Construção, Transporte e Energia. “Organizamos um evento de lançamento de impacto, porque queremos que o CityHub tenha impacto de verdade no futuro das cidades brasileiras. Vamos trazer alguns cases de fora que vão nos inspirar e aguçar ainda mais a vontade de inovar também por aqui”, diz Weingartner.

Após o painel de abertura, o presidente do CityHub e o vice-presidente, Danilo Bobato, diretor comercial da Amitech, farão a apresentação do hub, detalhando os objetivos e programas que serão oferecidos aos parceiros, além dos planos de associação. Na sequência, a programação inclui painéis sobre Cidades Conectadas e Inovadoras, Cidades Resilientes e Cidades Baixo Carbono. Os painéis terão a mediação de fundadores do hub e a participação de representantes de empresas como a Huwaei, Copel, Wehrle do Brasil, Sanepar, Instituto Lactec, Simepar e Saint-Gobain. Todos os painéis terão debates com os palestrantes ao fim das apresentações individuais. 

O evento de lançamento do CityHub é na quarta-feira, dia 16 de junho, com programação que vai das 9h30 às 19h. As inscrições para assistir às palestras são gratuitas e podem ser feitas no site www.sympla.com.br/lancamento-cityhub__1222859

* Empresas e instituições fundadoras do CityHub: AGL Incorporadora, Altma Incorporadora, Amitech Tecnologia, BPro Smart Engineering, Capital Natural, Cinco Aceleradora e Incubadora, iCities, NRGHub – 1o Energy Hub do Brasil, Renova Green, Smart Sky, Solution IPD. e TecVerde.

Serviço – Lançamento do CityHub

Dia 16 de junho (quarta-feira), das 9h30 às 19h00.

Informações e inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/lancamento-cityhub__1222859

Programação

Manhã – Painel Internacional

Moderação: Renata Abreu, CEO & founder do NRGHub – 1o Energy Hub do Brasil

Apoio: Israel Trade & Investments

09h30: Abertura | Palestra Internacional

Representante Israel Trade & Investments 

Shiri Ram | Head of Mobile and Smart Cities Ecosystem Israel Export Institution 

10h30: Palestras das startups israelenses

Tema: Smart Transportation – Baruch Gueta | co-founder & CEO da Roadsense

Tema: Smart Energy – Bruno Gemus | CEO Brasil Juganu

Tema: Smart Building Andrew Stein | Business Development Operations Vayyar

11h30 – 12h30: Lançamento Oficial – CityHub

Convidado: Eduardo Pimentel | vice-prefeito de Curitiba (participação por vídeo)

Thiago Weingartner | CEO na BPRO e presidente do CityHub

Danilo Bobato | diretor comercial da Amitech e vice-presidente do CityHub

Tarde – Painéis temáticos

14h00 – 15h30: Cidades Inovadoras e Conectadas

Moderação: Caio Castro | diretor do iCities

Palestrantes convidados:

Cris Alessi | Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação

Rafael Deitos | Diretor Técnico do Parque Tecnológico Itaipu – PTI

Mateus Martini | Diretor da Regional Sul da Huawei 

15h30 – 17h30: Cidades Resilientes

Moderação: Luiz Antoniutti, CEO & co-founder da AGL Incorporadora e Vitor Faro, CEO & founder da Solution IPD.

Palestrantes convidados:

Rosana de Fátima Gilbertoni | Gerente da área de Meio Ambiente do Lactec

Arlan Scortegagna Almeida | MSc. Engenharia Hidráulica e Saneamento do Simepar

Júlio Gonchorosky | Diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar

William Padilha | Gerente da Wehrle do Brasil

Debate – mediação de Gustavo Possetti | Gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar

17h30 – 19h00: Cidades Baixo Carbono

Moderação: Renata Abreu, CEO & founder do NRGHub – 1o Energy Hub do Brasil

Palestrantes convidados:

Julio Omori, superintendente da Copel Distribuição

Tainara Nievola | Especialista em Plataforma de Produtos da Tecverde

Douglas Meirelles | Gerente de Atendimento da Saint Cobain

Vitor Miranda | Consultor Técnico da Saint Gobain