Grande, pequeno, rico em detalhes ou minimalista… Do século XVII até aqui foram criados inúmeros modelos de closet. Conhecido antigamente como quarto de vestir, o closet caiu no gosto das famílias brasileiras recentemente e já substitui a função do guarda-roupa em muitos lares. Hoje já é comum que na hora de elaborar um projeto, o arquiteto, decorador ou construtor tenha que reservar um tempinho para pensar no closet. 

Além de milhares de inspirações no Pinterest, quem gosta de colocar a mão na massa pode encontrar no Youtube ideias criativas, econômicas e práticas para construir seu próprio cantinho.

Entre as vantagens de ter um closet dentro de casa, está a praticidade na hora de escolher suas roupas e o fácil acesso a todas as peças. Se você é uma pessoa organizada e preza por ter poucas coisas, o closet aberto é uma ótima opção. Caso contrário, é melhor preferir um closet fechado para evitar que sua bagunça fique na vista de qualquer pessoa.

Esse cômodo pode ser feito de três jeitos diferentes. O primeiro deles é o closet a parte, que funciona como um anexo ao quarto. Nele não costumam existir janelas, mas móveis como cômodas, sofás e penteadeiras são comuns.

Já o closet em L é projetado em um dos cantos do próprio quarto. Enquanto o closet corredor, como o próprio nome diz, costuma ficar entre o cômodo e o banheiro. Longo e estreito, ele é feito com portas de correr na maioria das vezes.

Existem milhares de projetos, cada um com sua peculiaridade. Algumas pessoas não abrem mão de muitos espelhos, outras preferem ter vários compartimentos e há quem ache muito importante ter nesse ambiente poltronas, pufes e até ar condicionado para tornar o momento de provar as roupas algo confortável e mais prazeroso.

Vale lembrar que os imóveis que tenham closet são inclusive mais valorizados, já que geram interesse e despertam a curiosidade dos possíveis compradores.

Limpeza — Mas mesmo com todos esses cuidados não há garantia de que as peças fiquem limpas e sejam preservadas. Afinal, ventilação, iluminação e umidade são fatores muito importantes e que afetam principalmente roupas, sapatos de couro e móveis de madeira.

Para manter o closet limpo e garantir a preservação dos bens colocados ali é preciso um pouco mais do que uma simples faxina acompanhada de aspirador de pó e um pano umedecido. Além de doar coisas que você já não usa mais para deixar espaço livre, é mais do que necessário se preocupar com a presença de ácaros e fungos por ali.

Apesar de invisíveis a olho nu, esses microrganismos são capazes de causar estrago por onde passam. Tudo isso acontece porque eles encontram em gavetas, armários, araras e prateleiras o lugar ideal para se proliferarem, uma vez que esses ambientes têm pouca ventilação, iluminação baixa e umidade alta.

Mas só se percebe a presença de fungos e ácaros (Saiba os tipos mais comuns) quando as manchas já tomaram conta das roupas. O mau cheiro pode ser sentido assim que a porta do armário é aberta e uma camada de poeira pode ser vista em cada cantinho do closet que foi tão bem planejado.

Para não deixar que todo o tempo gasto com planejamento e todo dinheiro investido nesse lugar seja perdido, é importante agir diretamente na origem do problema: o excesso de umidade. Investir em um bom desumidificador de ar pode ser uma boa saída para acabar como o mofo e bolor.

Há bons equipamentos no mercado que podem ser colocados dentro de gavetas, cofres, sapateiras, prateleiras e pequenos armários para preservar também documentos e fotos. Seja em ambientes de 1m³, 4m³ ou 10m³, há empresas que oferecem um desumidificador de ar que pode solucionar seus problemas com umidade.


O closet

Dicas que podem ajudar na hora de montar esse espaço em casa e mantê-lo organizado

1 Espelhos por todos os lados
O que não podem faltar são espelhos, para admirar o look escolhido.

2 Espaço para experimentar à vontade
Um closet onde só cabem suas roupas e você não consegue se mexer lá dentro não é um closet, é um armário grande. Então, reservar um espaço para se movimentar livremente. Uma banqueta ou pufe pode ajudar também, tanto a apoiar roupas como a calçar sapatos.

3 Luz, muita luz
Gavetas por todo lado e dos mais variados tipos. Lugar para os sapatos, as bolsas, os acessórios, joias e até para a maquiagem. Prateleiras, cabideiros e uma série de outros compartimentos, tudo feito sob medida.

4 Uma mesa de maquiagem
Para quem tem espaço disponível no closet, uma mesa de maquiagem pode ser aquele detalhe especial para você entrar no closet e só sair de lá totalmente pronta para qualquer ocasião.

5 Luzes internas nos armários
Aqui vai uma sacada para as partes mais baixas, que às vezes recebem menos luz. Ao abrir a porta, automaticamente luzes acendem, facilitando sua vida para achar o que precisa.

6 Portas transparentes
Diga adeus para a montanha de roupas em cima da cama, as portas transparentes te ajudam a pensar antes no look que vai escolher.

7 Compartimentos especiais para cada peça do vestuário
Defina quais peças você tem em maior número e já projete armários, prateleiras e outros detalhes que possam ajudar a guardá-las ocupando o menor espaço possível.

8 Use a criatividade
Um closet feito com móveis planejados é algo que todo mundo quer. Mas se isso está fora de alcance no momento, aposte na criatividade! Existem diversas maneiras de criar um closet sem gastar uma fortuna.