O vereador José Carlos Chicarelli (DC) defendeu ontem que a prefeitura de Curitiba retire temporariamente de pauta o projeto que permite a adotação da bilhetagem eletrônica em todos os setores do transporte coletivo da capital, o que poderia resultar na redução ou até na substituição total dos cobradores de ônibus. Na semana passada, motoristas e cobradores aprovaram indicativo de greve em protesto contra a proposta. A prefeitura alega que não há intenção de extinguir a função de cobrador, mas sim de aumentar a eficiência e a segurança do sistema. 

Pontos de venda
Chicarelli disse que irá cobrar do Executivo informações como o número de funcionários que poderão ser demitidos, quais linhas serão afetadas pela medida, qual o impacto no valor da tarifa técnica repassada às empresas operadoras do transporte coletivo e qual o benefício da medida à população. Para o vereadorm é preciso ainda investir na ampliação dos pontos de venda do cartão transporte e em outras modalidades para pagamento da tarifa.

Fico
Ao contrário do que chegou a se especular, o ex-governador Beto Richa não anunciou ontem seu afastamento da presidência do PSDB do Paraná, na primeira reunião da Executiva Estadual do partido. O encontro acabou tratando apenas de questões menores como a mudança de sede da sigla e da saída de pessoas próximas a Richa – Juraci Barbosa, Mounir Chaowiche e Fernando Ghignone – da direção da legenda. Também não houve nenhuma reflexão mais profunda sobre os resultados colhidos pelos tucanos na última eleição, quando Richa foi derrotado na disputa pelo Senado e o partido não coneguiu eleger nenhum deputado federal no Paraná, além de ver sua bancada reduzida para três deputados na Assembleia Legislativa. 

‘Apagão’
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) rejeitou as contas de 2015 da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), de responsabilidade do ex-secretário Mauro Ricardo Costa, devido à inoperância do Sistema Integrado de Acompanhamento Financeiro (Siaf). O Siaf é o sistema que serve para controle e fiscalização de gastos públicos e finanças do Estado. Costa foi multado em pouco mais de R$ 4 mil. 

Contabilidade
Entre as irregularidades identificadas pelos técnicos do TCE estão as fragilidades do Siaf; a falta de atendimento dos prazos para envio dos dados quadrimestrais de cada um dos módulos integrantes do SEI-CED (Sistema Estadual de Informações-Captação Eletrônica de Dados); o pagamento de juros e multas por atraso no pagamento de guia do INSS; e a ausência de contabilização de atualização monetária, multas e juros de guia do INSS em rubrica própria de registro destes fatos.

Nepotismo
O Ministério Público entrou ontem na Justiça com ação civil pública contra dois vereadores – um deles, atual presidente da Câmara Municipal de Guaratuba (Litoral), Mordecai Magalhães de Oliveira (DEM)– e uma ex-assessora da Casa pela prática de atos de improbidade administrativa. Segundo a investigação do MP, o presidente da Câmara teria nomeado, em 20 de fevereiro de 2017 (em ato retroativo a 23 de janeiro daquele ano), para o cargo de “assessora de ouvidoria”, a nora de outro vereador, responsável pela indicação e também requerido na ação. 

Inexistente
Ainda de acordo com a promotoria, a Ouvidoria Parlamentar somente foi instituída, após aprovação pelo plenário da Câmara, no dia 6 de março de 2017. Portanto, além da ilegalidade relacionada à prática de nepotismo, por serem parentes em primeiro grau, a nomeação ocorreu para órgão até então inexistente, alega o MP.