Fotos: Reprodução/Pinterest – Abusado

Nem bem esfriou e a gente já tem a peça preferida deste inverno. Sorte sua se tiver guardado um exemplar vintage de colete de tricô ou tem talento de sobra para comandar as agulhas e fazer seu próprio exemplar.

O colete de tricô, aliás, é aquela peça que serve bem para a época: não esquenta demais quando usado sozinho ou sobre uma peça fina, mas, quando as temperaturas caem de verdade, é só jogar uma camada mais quente por cima, que fica tudo bem.

A graça da hora é quebrar o estilo college certinho ou a cara antiguinha de colete do vovô. Para isso, vale usar só ele, como se fosse blusa, sobre a camiseta ou, ainda, deixar a tradicional camisa de alfaiataria sobrando por fora, na barra, com a gola levantada, punhos abertos, de um jeito bem informal. Outra ideia legal é usar só ele como vestido. Por baixo, uma camiseta ou uma camisa e, nos pés, botas e coturnos bem pesados. Ou combiná-lo com calça de couro ou esporte, com listra na lateral.

O modelo mais tradicional é aquele com decote V e sem mangas, mas estão surgindo outros com gola mais alta ou redonda, com manguinhas, lisos, trabalhados com tranças ou estampados com a padronagem superclássica pie-de-coq. De tricô ou em tecido mais denso, para contrastar com as companhias mais leves. Escolha um e reinvente seus looks confy.

A dupla clássica colete e camisa branca se renova com o jeito mais informal e descolado

Com uma peça mais quente por cima, ele completa o look de frio

Colete de gola mole muda a dinâmica do look e deixa tudo mais cool

Vale brincar com as cores, com as estampas e com o jeito de usar. O novo colete aceita de tudo