SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Maior mostra de arte contemporânea do mundo, a Documenta, que acontece a cada cinco anos em Kassel, na Alemanha, será comandada pela primeira vez por um coletivo de artistas.


O comitê responsável pelo evento anunciou nesta sexta-feira (22) que a curadoria de sua 15ª edição, em 2022, será de dez artistas do núcleo do ruangrupa, um coletivo de Jacarta, na Indonésia.


Falando em nome do grupo indonésio, os artistas Farid Rakun e Ade Darmawan disseram que ambicionam criar “plataformas artísticas interdisciplinares, cooperativas e de âmbito global que tenham impacto para além dos cem dias da Documenta”.


“Se a Documenta nasceu em 1955 para curar as feridas da guerra, por que não deveríamos focar nos machucados de hoje, em especial aqueles enraizados no colonialismo, no capitalismo ou nas estruturas patriarcais, e contrastá-los com modelos baseados em cooperação e parceria que atualmente capacitam pessoas a terem uma visão diferente do mundo”, disseram os artistas.


Em indonésio, a palavra “ruangrupa” significa algo entre “um espaço para a arte” e “uma forma artística”.


“Escolhemos o ruangrupa graças à habilidade que o grupo demonstrou de promover compromisso e participação locais e de dialogar com diversas comunidades, incluindo grupos que vão além das audiências tradicionais do meio artístico”, disseram, em um comunicado, os membros do comitê responsável pela escolha da curadoria do evento, cuja próxima edição acontecerá de 18 de junho a 25 de setembro de 2022, em Kassel.