Divulgação

Nos dias 30 e 31 de julho, a Colônia Witmarsum (a 60km de Curitiba), será palco de uma festa para celebrar os 70 anos de fundação da Colônia e da Cooperativa Agroindustrial Witmarsum. Os dois dias de evento acontecerão no Centro Cultural Social e Recreativo Witmarsum Park, com programação a partir das 10 horas da manhã.

A colônia completou 70 anos no ano passado. Mas, por conta da pandemia, a comunidade não conseguiu festejar a data como desejava. Por isso, a festa promete ser mais que um momento de agradecimento pela trajetória de sucesso. Será também uma oportunidade de celebrar, o que em 1951 era apenas o sonho de algumas famílias e hoje é a realização de toda uma comunidade, que tem orgulho de sua história.

Com uma programação que inclui apresentações de grupos folclóricos, apresentações musicais, gastronomia típica local e desfile de tratores antigos, a celebração deve movimentar toda a região.

Parcerias de encher os olhos e a boca! – Como forma de mostrar ao visitante a riqueza gastronômica local, restaurantes da região foram convidados a criar pratos inéditos para celebrar o aniversário utilizando os queijos produzidos pela cooperativa. E o resultado não poderia ser mais delicioso: pratos cheios de sabor e criatividade para agradar a todos os gostos.

Pratos servidos:

Doner – Doner com molho de queijo Raclette Witmarsum

Delícias da Sogra – Quiche de queijo Brie Witmarsum e figo

Beija Flor – Corn dog à Paris (espeto de champignon empanado e molho à Appenzeller Witmarsum)

Bela Vista – Duck Burguer (hamburger artesanal com carne de pato e queijo Emental Witmarsum)

Bierwit – Vareniki (Pierogi) de ricota ao molho de Mix de Queijos Witmarsum

Sabores da Colônia – Pato Confit (Queijo Brie Witmarsum)

Kliewer – Crepe Kliewer com queijos Witmarsum (Emental e Appenzeller Witmarsum)

Lecker – Pommes mit kase (Fritas com molho de Mix de Queijos Witmarsum

Girassol + Pão da Casa – “Kloppse” (Pão com bolinho de carne e queijo Raclette Witmarsum)

Chalé do Pão – Pizzabrot (Bruschettas especiais de fermentação natural com porcini, iguarias, e Queijos Appenzeller, Brie e Raclette Witmarsum)

Além dos pratos comemorativos, ainda haverá degustação de cafés especiais da KaffeeWit e chocolates bean to bar da KakaoWit. Já as bebidas ficarão por conta das cervejarias Kunst Brauerei (Colônia Witmarsum), UsinaMalte (Colônia Witmarsum), NatBier (Palmeira) e Riffert, que terá venda de quentão, pinhão entre outros produtos.

Jogos Coloniais

Para aqueles que buscam diversão além de boa comida, vale se inscrever nas competições dos jogos coloniais. Com disputas que vão desde jogos de tabuleiro e baralhos tipicamente menonitas, até levantamento de caneco, corrida de latão de leite, e arremesso de Zwieback em duplas (pãozinho tradicional Menonita). Uma oportunidade única para vivenciar as tradições culturais da colônia como você nunca viu antes.

Livro local

A festa também será palco para o lançamento do livro “O Perigo da semente” (Ricardo Phillipssen, Editora Saíra), que conta a história de alguém que decidiu deixar as plantas da sua horta completarem o seu ciclo natural e que, então, passou a lidar com as surpreendentes consequências dessa decisão. Com esse enredo delicado, o livro propõe um novo olhar para a natureza, além de levantar importantes reflexões acerca dos ciclos, das relações em comunidade do respeito e da sustentabilidade.

Produtos novos

Durante a festa serão lançados os queijos tipo Gouda e Emental Extra de longa maturação, além disso o evento será vitrine para o mais novo produto da Cooperativa, fruto da parceria com a Cooperante, Suco de uva integral Witmarsum, feito 100% de uvas bordou sem adição de conservantes e corantes. 

História

Fundada em 1951, e sobre essas três palavras, a Colônia Witmarsum tornou-se lar de imigrantes alemães-russos, após a compra da sede da antiga Fazenda Cancela (a casa de madeira em estilo polonês que hoje abriga o Museu). O local prosperou pela vivência em cooperativa e por conta da união de seus membros em torno de uma identidade Menonita. A Cooperativa, fundada no ano seguinte, é hoje uma potência da Bacia Leiteira Paranaense. Com reconhecimento, nacional e estadual, e premiações como a Expolac e o Prêmio Bom Gourmet. Hoje, a Cooperativa comercializa mensalmente 150 mil litros de leite envasado, e outros 400 mil litros que se transformam em cerca de 30 toneladas de queijo, divididos em 11 tipos diferentes e com receitas de origem europeia, tais como Brie, Camembert, Emmental e Raclette.

 

Serviço

Festa de 70 anos Colônia e Cooperativa Witmarsum

Quando: 30 e 31 de julho – das 10h às 18h

Onde: Centro Cultural Social e Recreativo Witmarsum – Park – Rua David Nikkel, s/n° – Colônia Witmarsum, em Palmeira (Campos Gerais do Paraná, a 60 km de Curitiba)

Ingresso: R$5,00 dia

O local oferecerá: Estacionamento, praça de alimentação típica; danças folclóricas; jogos coloniais, grupos musicais, desfile de maquinário antigo.

Redes sociais: @witmarsumcoop e @acmpw