Divulgação / Coritiba – Arthur

O Coritiba enfrenta o Santos neste sábado (13), às 19 horas, em jogo que pode selar o rebaixamento coxa-branca à segunda divisão nacional. A partida será na Vila Belmiro, em Santos, e é válida pela 36ª rodada do Brasileirão. Para piorar a situação coxa-branca, o time terá seis desfalques e precisará recorrer ao 3º goleiro para este jogo.

No Brasileirão, o Coritiba tem um jogo a menos que os demais clubes. A partida contra o Palmeiras, na última rodada, foi transferida porque o time paulista estava disputando o Mundial de clubes. Mesmo assim, uma derrota coxa-branca em Santos decreta o rebaixamento. O time paranaense tem 28 pontos, seis vitórias e quatro jogos pela frente, incluindo o deste sábado. O Bahia, atual 16º colocado, tem 37 pontos e 10 vitórias. Se o Coritiba perder, não terá mais chances de alcançar o time baiano. Se empatar, precisará torcer por derrotas de Bahia (contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte) e Vasco (contra o Internacional, no Rio de Janeiro) nesta rodada. Mesmo se vencer, ainda pode acabar rebaixado, de baianos e cariocas também vencerem.

Não bastasse a matemática causar dor de cabeça, o Coritiba tem problemas para definir a equipe. O goleiro Wilson e o zagueiro Rhodolfo, expulsos diante do Fortaleza, cumprem suspensão. O meia Rafinha, que acumulou três cartões amarelos, também não joga. Além disso, o lateral-direito Natanael, o meia Galdezani e o atacante Cerutti estão lesionados.

O problema maior é no gol. Sem Wilson, a escolha óbvia seria Alex Muralha. Contudo, seu contrato está perto do fim e não será renovado. Assim, ele nem viajou a Santos. O goleiro será Arthur, 23 anos, terceira opção para a posição e que nunca jogou no time profissional. “Me sinto preparado, venho trabalhando forte para essa oportunidade, e tenho certeza que eu vou agarrar ela da melhor maneira possível”, disse ele, ao site oficial do clube. “A expectativa é que possamos ganhar este jogo contra o Santos, para nos mantermos vivos na competição”.

Nas outras posições, o técnico Gustavo Morínigo deverá escalar Jonathan na lateral-direita e Guilherme Biro no lado esquerdo. Sarrafiore deve ocupar o lugar de Galdezani no meio. E Robson – que volta ao time após ter sido infectado pela Covid-19 – entra no ataque, junto com Ricardo Oliveira e Neílton. “A cada partida, independente de qualquer situação, a gente vai procurar colocar em campo aquele que estiver melhor”, afirmou o treinador.

Santos

Após perder a Libertadores para o Palmeiras, o Santos mira uma vaga na Libertadores 2021 através do Brasileirão. Na prática, o time precisa ficar pelo menos entre os 8 melhores – desde que Palmeiras e Grêmio, finalistas da Copa do Brasil, fiquem entre os 6 melhores. Atualmente, o Santos está em 11º lugar, com 47 pontos, seis abaixo do Palmeiras (7º colocado) e 2 atrás do Corinthians (8º). O técnico Cuca conta com os retornos do atacante Marinho, do goleiro João Paulo e do meia Sandry.

SANTOS x CORITIBA

Santos: João Paulo; Pará, Laércio, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Sandry e Lucas Braga; Marinho, Kaio Jorge e Soteldo. Técnico: Cuca
Coritiba: Arthur; Jonathan, Nathan Ribeiro, Henrique Vermudt e Guilherme Biro; Hugo Moura, Nathan Silva e Sarrafiore; Robson, Ricardo Oliveira e Neílton. Técnico: Gustavo Morínigo
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Local: Vila Capanema, sábado, às 19 horas