Pandemia

Com 72% da população vacinada, Beto Preto diz que Paraná terá 100% de imunizados até setembro

Beto Preto recebe lote de vacinas contra a Covid 19 da Pfizer
Beto Preto recebe lote de vacinas contra a Covid 19 da Pfizer (Foto: Franklin de Freitas)

O cronograma de vacinação contra a Covid-19 no Paraná está dentro do previsto, segundo informou o Secretário de Saúde, Beto Preto. "Estamos com 72% da população acima de 18 anos vacinados e iremos, em agosto chegar aos 80% e, em setembro, aos 100%", disse o secretário nesta tarde de quinta-feira, 5 de agosto, ao receber a 34ª remessa de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. 

Beto Preto informou que sao 187.470 doses no total, sendo 158. 670 destinadas para a primeira dose. Dessa remessa, Curitiba deve receber  27. 222  doses. O secretário informou que o Ministério da Saúde informou que o Brasil deve receber, em agosto, entre 60  milhões e 68 milhões de doses. Destas caberão ao Paraná, entre  3 milhões e 3,400 milhões. 

Variante Delta

A respeito da presença da variante Delta no Paraná, Beto Preto disse que além dos 25 casos já confirmados há outras 375 amostras aguardando o resultado da análise. Por esse motivo, mesmo com o avanço da vacinação o secretário afirmou que é importante manter as medidas sanitárias, como uso de máscaras, álcool gel e evitar aglomerações. 

Atualmente a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid estão em 58% e dos leitos de enfermaria, 39%."O  nosso desafio agora é o reordenamento do sistema para a tomada dos atendimentos e cirurgias eletivas, habilitação dos sequelados pela Covid e atenção à sáude mental das pessoas que há mais de um ano estão enfrentanto essa pandemia", disse.

58% ocuprar de leite 39& enfermaria