Apesar dos cronogramas recheados de programações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), os novos Governos – na opinião das Organizações Não Governamentais, sociedade civil organizada e ambientalistas – ainda não mostraram a política que será colocada em prática. Especialmente na esfera federal, o equilíbrio entre meio ambiente e agronegócio está longe de acontecer. Uma soma pequena de ações realizadas até o momento demonstram o enfraquecimento da agenda ambiental. Em entrevista para a Revista Planeta, o secretário executivo do Observatório do Clima – rede de 37 entidades da sociedade civil brasileira – Carlos Ritti, disse que “é como se o Brasil voltasse a ter o mesmo olhar de 50 anos atrás ou mais para o meio ambiente, um obstáculo que precisa ser tirado do caminho, um problema”. A expectativa é que haja o entendimento de que ações voltadas para a conservação do clima e preservação são fundamentais para o bom andamento da economia, da saúde e da segurança nacional.


Agenda Federal
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e suas autarquias realizam atividades para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente. As açoes começaram com a publicação da Chamada Pública para a 10ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde (CTV) e o ponto alto das comemorações acontece, hoje, dia 5 de junho, com o lançamento oficial do Projeto “Juntos pelo Araguaia”, que prevê ações de recomposição florestal, conservação de solo e da água. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, lança a Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar. Também serão lançados o portal da A3P, a Agenda Ambiental na Administração Pública e o portal na internet do Projeto Sala Verde. O portal trará informações sobre o projeto, o funcionamento das salas e as ações desenvolvidas junto com os parceiros nos estados. É uma forma de tornar o Sala Verde mais acessível a um maior número de pessoas.

Agenda no Paraná
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná programou o lançamento de programas e aplicativos, soltura de aves, assinatura de acordo de cooperação e ações de responsabilidade socioambiental. O Programa Parque Escola está de volta. A iniciativa funcionou entre os anos de 2012 e 2014 e conquistou o 21º Prêmio Expressão de Ecologia – Troféu Onda Verde, a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil, na categoria educação ambiental em 2013. Além disso, um acordo de cooperação será criado com o World Wide Fund For Nature – Brasil (WWF-Brasil) para implementação da estratégia nacional para conservação de espécies ameaçadas de extinção (GEF Pró-Espécies).