Divulgação

A organização internacional Mãos Sem Fronteiras alcançou a marca de 20 milhões de minutos meditados com o aplicativo da campanha “5 Minutos, Eu Medito”. O tempo de meditação é contabilizado em um marcador chamado de “meditômetro”, que soma os minutos de prática dos usuários das versões em quatro idiomas (Espanhol, Inglês, Italiano e Português).

A conquista dos 20 milhões acontece em meio à pandemia e às ações da rede mundial de voluntariado da organização para amenizar os impactos da crise na saúde mental da população. O aplicativo está sendo usado para ensinar a meditação aos profissionais de saúde de hospitais, que estão atuando na linha de frente do combate à covid-19. “A meditação já ajudou centenas de médicos, enfermeiros, técnicos, profissionais que estão trabalhando sob forte pressão para salvar vidas. Levar uma ferramenta assim, que diminui o estresse e ajuda a equilibrar a mente, é a melhor contribuição que poderíamos dar agora.”, diz a embaixadora do Mãos Sem Fronteiras Pela Paz no Mundo – Brasil, Lilian Miranda.

Desde o lançamento, em 2013, o aplicativo já conquistou mais de 240 mil usuários em 80 países, nos cinco continentes. Totalmente gratuito, o app conta com tutorial, que ensina uma técnica simples de meditação. Com apenas 5 minutos diários de prática, os usuários percebem os resultados. “Somente cinco minutos por dia são suficientes. A meditação não precisa ser complicada. É algo simples, rápido, que está ao alcance de todos. E a prática é transformadora”, explica a embaixadora.

Entre os principais benefícios da meditação regular está a melhora na oxigenação do cérebro, que tem como efeito imediato a ampliação da capacidade de foco, atenção e concentração. Além disso, os praticantes percebem rapidamente a redução dos níveis de estresse, controle de estados emocionais alterados – como a ansiedade -, melhora na qualidade do sono e humor.

A campanha “5 Minutos, Eu Medito” tem como slogan “Quando Você Tem Paz, o Mundo Tem Paz” e tem o objetivo de ampliar a onda de bem-estar criada com a prática da meditação. Durante a pandemia, a procura pelo aplicativo cresceu, especialmente entre pessoas em busca de ferramentas para amenizar a ansiedade decorrente da crise econômica e do isolamento social. Segundo o embaixador do Mãos Sem Fronteiras na França, David Miramond, o exercício, que relaxa a mente, é capaz de reduzir os níveis de estresse rapidamente. “A meditação, enquanto ferramenta de prevenção de doenças como a depressão e a síndrome do pânico, ganhou ainda mais força na pandemia. A busca por uma solução para a ansiedade gerada pelo confinamento e as dificuldades financeiras levou pessoas que nunca praticaram a meditação a começar o exercício diário. E quem começa não para mais, porque os benefícios são sentidos rapidamente.”, afirma.

Para a fundadora do Mãos Sem Fronteiras Internacional, La Jardinera, o momento é bastante oportuno para comemorar a conquista de 20 milhões de minutos contabilizados no meditômetro e mobilizar a rede mundial de voluntariado da organização para levar a meditação para mais e mais pessoas. “Temos a ferramenta mais preciosa do mundo. A meditação é uma forma de se conectar ao universo. Os cinco minutos de meditação diária equivalem a um ano de paz interior, de saúde e harmonia para nossa vida, para as vidas de todos e para a humanidade”, completa.

O aplicativo “5 Minutos, Eu Medito” está disponível na Apple Store e Play Store (download gratuito). Além da função de meditação em 5 minutos, o app oferece opções de prática estendida, meditações guiadas pela fundadora da organização, La Jardinera. Todas as funções são gratuitas. Para baixar, basta acessar os links: http://bit.ly/5minutosIOS (IOS) ou http://bit.ly/5minutosAndroid (Android).

Números do app 5 Minutos, Eu Medito:
20 milhões de minutos meditados
241 mil downloads em 80 países dos 5 continentes
1 pessoa meditando com o app a cada minuto

Sobre o Mãos Sem Fronteiras
O Mãos Sem Fronteiras é uma organização sem fins lucrativos, sem vínculos políticos e religiosos, que tem representação nos cinco continentes. Com o método LJ, que inclui a meditação e técnica que usa o potencial terapêutico das mãos – a Estimulação Neural -, o MSFint cuida do bem-estar integral das pessoas. Mas a missão vai além dos benefícios da prática integrativa desenvolvida pela fundadora La Jardinera para os indivíduos. O Mãos Sem Fronteiras tem um projeto internacional pela paz e proteção do planeta, que mobiliza voluntários nos cinco continentes. Além da técnica, que é bastante simples e já foi aprendida por milhares de pessoas, o Mãos Sem Fronteiras ensina a meditação a diferentes públicos.