TERESÓPOLIS, RJ (FOLHAPRESS) – A CBF confirmou nesta sexta-feira (24) que Neymar deverá se apresentar à seleção brasileira antes do que estava previsto no planejamento da equipe.


O atacante chegaria à Granja Comary, em Teresópolis (RJ), onde o time se prepara para a Copa América, na terça-feira (28), mas antecipou sua viagem para o Brasil e é esperado que ele se apresente neste sábado (25).


O atacante do PSG conversou com o diretor de seleções, Edu Gaspar, e pediu para chegar antes do previsto ao local onde a equipe treina.


Segundo a imprensa francesa, o jogador foi liberado pelo clube do treino desta quinta-feira (23) para viajar ao Rio de Janeiro. No entanto, o técnico Thomas Tuchel não foi avisado e reclamou.


“Neymar foi liberado? Não, não por mim. Não é uma decisão esportiva, então não cabe a mim decidir liberá-lo ou não”, afirmou Tuchel.


Com isso, o atleta vai antecipar também a conversa com a comissão técnica da seleção brasileira. Tite o aguarda para falar sobre as atitudes recentes do jogador, como a agressão a um torcedor após derrota para o Rennes na final da Copa da França.


O atleta também criticou companheiros mais jovens de equipe em entrevista, fato que também será mencionado por Tite na conversa. O treinador aguarda sua chegada a conversa para definir se ele será capitão da seleção na competição continental.


Nesta sexta-feira (24), o volante Allan se apresentou. Além dele, estão no centro de treinamento Ederson, Casemiro, Filipe Luis, David Neres, Richarlison, Fernandinho e Gabriel Jesus.


Em entrevista coletiva nesta sexta, o goleiro Ederson confirmou, sem querer, o atacante Neymar como capitão da seleção brasileira.


“Tite já falou que ele vai ser o capitão, então ele é o capitão. É um dos mais experientes, junto com Thiago Silva, Miranda, Fernandinho… Pode puxar isso da gente. Daniel Alves também, tem bagagem de seleção brasileira muito grande”, disse Ederson, em entrevista coletiva na Granja Comary.


Questionado se o treinador havia dado essa informação ao elenco nos últimos dias, o jogador voltou atrás, mas continuou apostando no camisa 10 como capitão.


“Creio que seja o Neymar. Pelos últimos amistosos, ele foi o capitão. Mas se for ou não, vai ter a mesma responsabilidade dentro de campo.”


Após a convocação, na última sexta-feira (17), Tite não quis confirmar se Neymar será o capitão do time.


“Entendo a pergunta. Mas vou falar com Neymar antes. Não por telefone, conversar pessoalmente. Não vou falar disso por enquanto, porque vou falar com o Neymar antes de falar com vocês”, disse Tite, na ocasião.


Caso decida não dar a braçadeira a Neymar, Daniel Alves, 36, aparece como provável capitão. A experiência do jogador, que deve ser titular na ala direita, e também sua relação forte de amizade com o camisa 10 são vistas como importantes para não causar mal-estar por tirar a faixa do principal jogador do elenco.


O atacante virou o capitão da seleção de Tite após a Copa do Mundo da Rússia. Na competição, o técnico optou por realizar um rodízio. Marcelo, Miranda e Thiago Silva receberam a faixa. Daniel Alves também participaria do revezamento, mas foi cortado antes do torneio por conta de lesão no joelho esquerdo.