Ascom/PMP

Estamos no verão, estação caracterizada pelo aumento das temperaturas. Nesse período, podem ser observadas mudanças repentinas do tempo, com a ocorrência de chuvas de rápida duração, as conhecidas “chuvas de verão”, que acontecem normalmente no fim de tarde, quando os índices de evaporação das águas (rios, lagos, mares) estão mais altos.

A combinação de chuva e sol propicia um clima adequado para a proliferação do mosquito Aedes aegypti que gosta de água e calor. Por esta razão, a Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta à população sobre os cuidados com a dengue.

Em Pinhais, de acordo com o órgão, não há casos de dengue autóctones (contraída na cidade onde a pessoa vive), mas o vetor está presente em vários bairros. Com isso, é preciso que os moradores abram suas casas para os Agentes de Combate de Endemias que fazem o trabalho de monitoramento visitando os imóveis. Os profissionais estão uniformizados, identificados com coletes e crachás da Secretaria Municipal de Saúde. O morador deve acompanhar o agente durante a vistoria para receber as informações e orientações, além de poder tirar suas dúvidas sobre o assunto.

A orientação básica é que a população não deixe quaisquer materiais que possam acumular água nas casas e nos quintais. Observe com atenção, por exemplo, pneus velhos, pratos ou vasilhas de plantas, caixas d’água, antenas parabólicas, grades/portões, troncos ocos de árvores, objetos em terrenos baldios, piscinas, vasos sanitários, ralos e demais mobiliários e recipientes. A recomendação é cuidar para não acumular água e eliminar todo tipo de recipiente.

A dengue é um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, por isso a importância de ações do poder público e da população para combater o problema.

Serviço

Para mais informações, dúvidas ou esclarecimentos sobre o assunto, entre em contato com a Vigilância Ambiental de Pinhais pelo telefone (41) 3912-5396.