SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O trio de estrangeiros do Santos –Carlos Sánchez, Bryan Ruiz e Derlis González– contratado na janela de transferências internacional no meio deste ano, não tem animado o técnico Cuca. O treinador está preocupado com a condição física e técnica dos jogadores e externou isso aos dirigentes do clube logo após o empate contra o Ceará e a derrota diante do Atlético-MG na semana passada.

Bryan Ruiz, que só atuou no segundo tempo do jogo contra o Ceará e teve atuação bem abaixo do esperado, é o atleta que mais preocupa fisicamente. A reportagem apurou que o departamento médico fez um documento avisando que o costarriquenho apresentava um déficit muscular antes da assinatura contratual, mas a diretoria decidiu mesmo assim bancar a contratação.

Cuca foi o único a externar a situação do jogador em entrevista coletiva. O treinador fez questão de revelar que Bryan Ruiz estava com desequilíbrio muscular e, por isso, só iria utilizá-lo quando ele estivesse próximo de sua condição física ideal.

No entanto, a pressão interna e externa para que o time tenha um meia de criação fez com que o treinador o colocasse em campo contra o Ceará. Reprovado em sua estreia, Bryan Ruiz foi mantido na reserva e nem sequer foi utilizado no duelo contra o Atlético-MG.

Cuca já admitiu para pessoas próximas que não se empolgou com a qualidade técnica do trio de estrangeiros. O uruguaio Carlos Sánchez é o atleta que ele mais gostou neste quesito, mas o treinador deixou claro internamente que o volante está longe de sua condição física ideal.

O resultado do desgaste físico de Sánchez foi um edema na coxa direita, sofrido contra o Ceará, que o tirou da derrota diante do Atlético-MG no último domingo.

O trio de estrangeiros terá uma semana inteira para recuperar-se de lesão e condição física, já que nenhum deles foi inscrito a tempo na Copa do Brasil e, por isso, não enfrenta o Cruzeiro nesta quarta-feira, no Mineirão, pelo jogo de volta das quartas de final da competição. O problema é que o tempo é considerado curto para que os profissionais do clube recuperem os jogadores que já chegaram com déficit físico.

Bryan Ruiz e Derlis González já retornaram de Belo Horizonte e, inclusive, treinaram no CT Rei Pelé nesta segunda-feira. Sánchez ainda aguarda liberação do departamento médico para saber quando pode iniciar os trabalhos no gramado.

A dificuldade de adaptação dos estrangeiros fez com que o técnico Cuca rejeitasse a contratação dos argentinos Marco Ruben, do Rosario Central, e Nicolás Blandi, do San Lorenzo. O treinador descartou a dupla e pediu Junior Brandão, artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série, pelo Atlético-GO.