Lutando para permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro, o Botafogo vai encarar o Athletico Paranaense neste domingo, às 18 horas, na Arena da Baixada, pela 33ª rodada. O técnico Alberto Valentim terá inúmeros problemas para escalar a equipe, já que não poderá contar com o goleiro Gatito Fernandez, o zagueiro Marcelo, os laterais Gilson, Marcinho e Yuri, além do atacante Rodrigo Pimpão.

“Vocês não vão me ver me lamentando por ausências físicas ou suspensões. Não costumo fazer isso para acharem que estou criando um álibi. Mas é ruim. O ideal é ter todos os jogadores à disposição. Quando chego, perco o Marcelo Benevenuto e o Gilson. Não tinha o Alex. Agora ele está readquirindo a forma. Pimpão está fora. Gatito vai estar fora. Queria ter todos para poder repetir o máximo a escalação”, falou o técnico Alberto Valentim.

Com isso, o treinador usará Diego Cavalieri no gol. O sistema defensivo será formado por Rickson, Gabriel, Carli e Lucas Barros. No meio, Luiz Fernando deverá ser a principal novidade, provavelmente, na vaga de Rhuan. Igor Cássio seguirá mais à frente. Diego Souza continuará como opção no banco de reservas.

“Usamos os jogadores que vêm do banco para fazer que a equipe melhore ou para manter o ritmo. É um jogador muito representativo para o clube. Já tive conversas particulares com Diego e faço tudo isso com todos os jogadores. Acelera nosso processo de nos conhecermos”, disse o treinador, que ainda analisou o adversário.

“Time muito bem treinado, com jogadores de velocidade. Tem uma identidade tática, o Athletico repete o mesmo comportamento tático seja ofensivo ou defensivo. Se não me engano, é o estádio onde a torcida fica mais perto. São sete metros da primeira cadeira à lateral do campo. Tudo isso influencia, por isso é chamado de caldeirão”, concluiu.

O Botafogo entra na rodada com 36 pontos, lutando diretamente contra o rebaixamento. O time vem de vitória sobre o Avaí, por 2 a 0.