Daniel Castellano / SMCS – Vacinação será em postos que não atendem a Covid

Curitiba começa hoje a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. O município recebeu, do Ministério da Saúde, via governo estadual, 54.760 doses para esta primeira etapa. Com a limitação do número de doses disponíveis, a vacinação precisará ser escalonada.
Serão priorizados neste momento crianças de 6 meses a menores de 1 ano, gestantes, puérperas (mães que tiveram bebê a menos de 45 dias) e profissionais de saúde da linha de frente de atendimento a pacientes sintomáticos respiratórios.
Para esses profissionais, a vacinação acontecerá nos locais de trabalho. Já para as crianças de 6 meses a menores de 1 ano, gestantes e puérperas, a vacinação ocorrerá nas dez unidades de saúde que já realizam multivacinação de rotina e atendimento exclusivo de saúde para este público. A vacinação estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

“As pessoas não precisam ter receio de ir até essas unidades para fazer a imunização, pois elas não fazem atendimento de casos suspeitos de Covid-19. Elas são exclusivas para o atendimento deste público”, explica a secretária municipal da saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.
De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira, a vacina contra a influenza não protege contra o coronavírus, porém auxilia os profissionais de saúde na exclusão de diagnóstico da gripe, já que os sintomas das duas doenças são semelhantes. E, além disso, a imunização contra a gripe ajuda a diminuir a procura por serviços de saúde, diminuindo a pressão no sistema.
Veja onde será a imunização contra a gripe a partir de hoje para crianças de 6 meses a menores de 1 ano, gestantes e puérperas (mães com bebê até 45 dias) ao lado.

Pontos de vacinação

Regional Bairro Novo – US São João Del Rey
Rua Realeza, 259 – Sitio Cercado
Regional Boa Vista – US Santa Efigênia
Rua Voltaire, 139 – Barreirinha
Regional Boqueirão – US Waldemar Monastier
Rua Romeu Bach, 80 – Boqueirão
Regional Cajuru – US Cajuru
Rua Pedro Bochino, 750 – Vila Oficinas
Regional CIC – US São Miguel
Rua Des. Cid Campelo, 8.060 – Cidade Industrial
Regional Matriz – US Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco
Regional Pinheirinho – US Fanny Lindóia
Rua Conde dos Arcos, 295 – Lindóia
Regional Portão – US Santa Quitéria I
Rua Divina Providência, 1.445 – Santa Quitéria
Regional Santa Felicidade – US Bom Pastor
Rua José Casagrande, 220 – Vista Alegre
Regional Tatuquara – US Santa Rita
Rua Adriana Ceres Zago Bueno, 1.350 – Tatuquara