Valquir Aureliano

Este domingo (16) foi dia de festa no Zoológico de Curitiba, no Alto Boqueirão. A hipopótamo Glória completou sete anos e, para comemorar o aniversário, toda a família de hipopótamos do zoo ganhou um bolo vegetariano, feito de abóbora, melancia e melão, com uma cenoura como vela. Além de marcar a data, o bolo para Glória, Dino, Penélope e Charlene marcou uma atividade de enriquecimento ambiental.

Segundo o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo, a ação teve como objetivo estimular comportamentos naturais dos animais e ajuda o visitante a compreender mais sobre as espécies. “Muita gente nem imagina, por exemplo, que hipopótamos não sejam carnívoros, mas eles se alimentam apenas de vegetais”, observa Evaristo. No Zoo, a família recebe frutas, raízes, tubérculos e ração.

Filha dos hipopótamos Dino e Penélope e irmã de Charlene, Glória nasceu em 2013 e teve seu nome escolhido por votação popular. É uma referência à personagem Glória, também uma hipopótamo, do filme de animação Madagascar, lançado em 2005.