Franklin de Freitas – Sabino

O Coritiba venceu por 1 a 0 o Sport, nesse domingo (dia 30) à tarde, no Couto Pereira, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense deixou a lanterna e subiu para 14º lugar, com 6 pontos. A equipe pernambucana caiu para a lanterna, com 4 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

A partida marcou a estreia do técnico Jorginho, contratado para substituir Eduardo Barroca.

O placar encerrou um jejum caseiro do Coritiba, que vinha de três derrotas seguidas no Couto Pereira. Última vitória como mandante havia ocorrido contra o Cianorte, em 29 de julho. Nesses três jogos, o Coxa só havia marcado um gol – Sabino, de pênalti, na derrota por 2 a 1 para o Athletico. Nesse domingo, o mesmo Sabino converteu uma penalidade, aos 48 minutos do segundo tempo, e garantiu a vitória.

O Sport ampliou uma marca negativa, completando cinco partidas seguidas sem vencer.

ARTILHEIRO
Sabino tem 4 gols em 21 jogos pelo Coritiba em 2020. É o vice-artilheiro da equipe, atrás do ponta Robson, que tem 5 gols em 20 jogos. No total da carreira, Sabino soma nove gols em 62 partidas pelo Coxa.

DESEMPENHO
Coritiba e Sport fizeram uma partida fraca no Couto Pereira. O jogo teve muita marcação e poucas jogadas ofensivas. Os erros técnicos predominaram.

ESCALAÇÃO
As baixas no Coritiba eram Nathan Ribeiro, Thiago Lopes, Gabriel e Rafinha, todos em recuperação. Jorginho praticamente repetiu a escalação usada pelo interino Mozart na última partida. A única mudança foi Luiz Henrique no lugar de Matheus Bueno.

ESQUEMA TÁTICO
O esquema tático inicial era o 4-3-3, com Matheus Sales como único volante. Galdezani e Luiz Henrique eram os médios. A novidade era que os pontas (Robson na esquerda e Neilton na direita) não jogavam tão abertos, e procuravam se aproximar mais do centroavante. No entanto, esse formato não durou muito tempo. Ainda no primeiro tempo, o Coxa mudou para o 4-2-3-1, com Neilton (centro), Galdezani (direita) e Robson (esquerda) na linha de três.

SPORT
Os desfalques do Sport eram Adryelson, Raul Prata e Alê Santos. O time usou o 4-2-3-1, com Gomez (centro), Betinho (direita) e Marquinhos (esquerda).

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi de muita marcação e pouco espaço para jogar. O Coritiba incomodou mais, com quatro jogadas com algum perigo e um total de sete finalizações. O Sport praticamente não atacou. Os goleiros não fizeram defesas na primeira etapa. Nesse período, os passes de Galdezani e as infiltrações de William Matheus foram as melhores armas do Coxa.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, saiu Luiz Henrique entrou Matheus Bueno. Aos 8, saiu Patrick Vieira e entrou o lateral-direito Jonathan. O jogo ficou ainda mais truncado na segunda etapa. O Sport avançou e equilibrou a disputa. Aos 16, Rhodolfo saiu lesionado. Entrou Rodolfo Filemon. Aos 31, entraram Igor Jesus e Giovanni Augusto. O gol só veio aos 48, quando Robson sofreu pênalti. Sabino converteu. No total da segunda etapa, o Sport teve duas boas jogadas ofensivas e o Coritiba, três.

ESTATÍSTICAS
Ao fim de 90 minutos, o Coritiba teve 13 finalizações (3 certas), 58% de posse de bola e 86% de eficiência nos passes. Já o Sport somou 7 finalizações (2 certas), 42% de posse de bola e 79% de eficiência nos passes. Os dados são do site Sofascore.

CORITIBA 1×0 SPORT
Coritiba: Wilson; Patrick Vieira (Jonathan), Rhodolfo (Rodolfo Filemon), Sabino e William Matheus; Matheus Sales, Luiz Henrique (Matheus Bueno) e Galdezani (Giovanni Augusto); Robson, Neilton (Igor Jesus) e Sassá. Técnico: Jorginho
Sport: Mailson; Patrick, Iago Maidana, Chico e Sander (Juba); Ronaldo Henrique (Marcão) e Ricardinho; Betinho, Jonatan Gomez (Mugni) e Marquinhos (Barcia); Elton (Hernane Brocador). Técnico: Jair Ventura
Gol: Sabino (48-2º)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Cartões amarelos: Iago Maidana, Betinho, Hernane, Mailson (S). Rodolfo Filemon (C)
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
7 – William Matheus enfia. Robson recebe na área, gira e rola para Luiz Henrique. Ele chuta e a zaga bloqueia.
17 – William Matheus cruza. Sassá cabeceia perto.
39 – Bom passe de Galdezani. William Matheus recebe na área e cruza rasteiro. A zaga tira, antes que Neilton finalize.
40 – Escanteio. Patrick Vieira cruza. Sabino cabeceia ao lado.

Segundo tempo
5 – Neilton dá uma caneta. Sassá rola para Matheus Bueno, que chuta de fora da área. A zaga bloqueia.
7 – Cruzamento rasteiro de Marquinhos. Wilson sai por baixo e salva o Coritiba, antes que Ricardinho finalize.
20 – Matheus Bueno enfia. Robson recebe na área e rola para a marca do pênalti. Neilton chega para chutar, mas é travado.
23 – Contra-ataque. Barcia enfia. Elton sai na cara do gol e toca para encobrir Wilson, que desvia. A bola sobra para Barcia, que chuta. Sabino salva em cima da linha.
44 – Giovanni Augusto cruza. Igor Jesus cabeceia fraco. O goleiro segura.
47 – Igor Jesus enfia. Robson é derrubado pelo goleiro na área. Pênalti.
48 – Gol do Coritiba. Sabino cobra no canto. O goleiro cai para o outro.