Divulgação/Athletico.com.br/Mauricio Mano – Renato Kayzer e Cittadini comemoram gol

Com gol do centroavante Renato Kayzer, o Athletico Paranaense venceu por 1 a 0 o Bragantino, nesse domingo (dia 20) à tarde, em Bragança Paulista, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 12º lugar, com 31 pontos. A equipe paulista está na 13ª posição, com 31 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Athletico.

SÉRIE NEGATIVA
Com o resultado, o Athletico encerrou uma série de resultados negativos. O time vinha de 4 derrotas seguidas (1 pela Libertadores e 3 pelo Brasileirão) e 5 jogos sem vencer. Já o Bragantino vinha de uma série de 6 partidas sem perder (3 vitórias e 3 empates).

ARTILHEIRO
O centroavante Renato Kayzer é o artilheiro do Athletico no Brasileirão, com 5 gols em 15 jogos. O goleador do clube no ano é Bissoli, com 9 gols em 26 partidas.

DESEMPENHO
O Athletico pouco atacou, mas teve as melhores chances da partida. Fez o gol no primeiro tempo e colocou uma bola na trave no segundo tempo. As duas jogadas começaram com lançamentos do zagueiro Thiago Heleno. O Bragantino jogou avançado, teve mais posse de bola e finalizou mais. No entanto, o time paulista quase não criou chances reais de gol. No geral, foi uma partida que o Furacão soube sofrer pressão e administrar o placar.

ESCALAÇÕES
As baixas no Athletico eram Erick, Pedro Henrique, Márcio Azevedo, Vitinho e Jonathan, em recuperação. O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Nikão (centro), Carlos Eduardo (direita) e Cittadini (esquerda) na linha de três do setor ofensivo. No Bragantino, os desfalques eram Luan Cândido, Helinho e Alex Alves.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve o Athletico melhor, com boas arrancadas de Carlos Eduardo pela direita e boas ações de Nikão pelo centro. Foram duas boas jogadas antes de chegar ao gol, aos 26, quando Thiago Heleno lançou, Léo Ortiz furou e Kayzer ficou livre para chutar no canto. O Bragantino avançou e tentou sufocar o adversário, mas levou pouco perigo. O time paranaense seguiu com boa marcação e anulou as principais jogadas do rival até os minutos finais. Aos 50, a melhor chance do time paulista, quando Edimar cruzou da esquerda e Claudinho cabeceou perto, sobre o gol.

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o Bragantino tomou conta do jogo e empurrou o adversário para trás. A defesa do Athletico sofreu, mas conseguiu evitar chances claras do adversário. E o time paranaense chegou a colocar uma bola na trave, aos 17, em cruzamento de Carlos Eduardo e cabeceio de Kayzer.

A primeira troca no Athletico veio aos 21, com a saída de Christian para a entrada de Alvarado. Aos 25, entraram Reinaldo e Lucas Halter, que ficou improvisado na lateral-direita. O time paranaense melhorou na marcação, mas quase não contra atacou. Walter e Lucho entraram aos 40. O Bragantino partiu para o abafa nos minutos finais e levou perigo em quatro cruzamentos. O goleiro Santos e os zagueiros garantiram a vitória nos minutos finais. O árbitro deu nove minutos de acréscimos e criou um clima ainda mais tenso nos lances decisivos. 

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Athletico somou 4 finalizações (1 certa e 1 na trave), 31% de posse de bola, 86% de acerto nos passes e 4 escanteios. O Bragantino obteve 21 finalizações (6 certas), 55% de posse de bola, 65% de acerto passes e 16 escanteios. Os números são do site Sofascore.

BRAGANTINO 0x1 ATHLETICO
Bragantino: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Ligger e Edimar (Jan Hurtado); Raul e Eric Ramires (Matheus Jesus); Artur (Thonny Anderson), Claudinho e Tubarão (Morato); Ytalo (Alerrandro). Técnico: Maurício Barbieri
Athletico: Santos; Khellven (Lucas Halter), Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Abner; Richard (Lucho) e Christian (Alvarado); Léo Cittadini, Nikão e Carlos Eduardo (Reinaldo); Kayzer (Walter). Técnico: Paulo Autuori
Gol: Renato Kayzer (26-1º)
Cartões amarelos: Zé Ivaldo, Christian, Alvarado, Richard, Walter (A). Ligger, Raul (B).
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Carlos Eduardo recebe na área e chuta cruzado. O goleiro segura.
11 – Boa jogada do Athletico. Carlos Eduardo recebe na ponta-direita e chuta cruzado. A bola passa perto.
15 – Falta frontal. Nikão bate forte. A bola vai ao lado.
26 – Gol do Athletico. Thiago Heleno lança. Léo Ortiz fura. Kayzer parte livre e chuta no canto.
50 – Edimar cruza da esquerda. Claudinho cabeceia perto, sobre o gol.

Segundo tempo
5 – Lançamento. Ytalo sai nas costas da defesa e invade a área livre. Khellven chega por trás e salva o Athletico bloqueando o chute.
17 – Thiago Heleno lança, Nikão protege, Carlos Eduardo chega no fundo e cruza. Kayzer cabeceia e a bola bate na trave.
19 – Boa jogada do Bragantino. Artur recebe na área e chuta cruzado. Santos espalma.
40 – Belo passe em profundidade de Lucho para Walter, que chuta cruzado, sobre o gol.
47 – Lançamento. Hurtado sai na cara do gol. Thiago Heleno salva com carrinho na última hora.