Franklin de Freitas – Nikão: gol raro no Brasileirão 2019

O Athletico Paranaense empatou em 1 a 1 com a Chapecoense, nesse domingo (dia 29) à noite, na Arena da Baixada, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 9º lugar, com 31 pontos. A equipe catarinense está na lanterna (20ª colocação), com 15 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O placar manteve um tabu. Na condição de mandante, o Athletico nunca perdeu para a Chapecoense. Nos nove duelos com o time catarinense como visitante, foram cinco empates e quatro vitórias do Furacão em toda história.

O Athletico saiu perdendo a partida e empatou com uma ‘raridade’ no Brasileirão 2019: um gol de falta. Dos 637 jogadores que entraram em campo na competição, apenas dez marcaram um gol dessa forma nessa edição. Os dez pertencem a dez equipes diferentes. Ou seja, metade dos clubes competição ainda não conseguiu entrar para essa lista, após 22 rodadas.

O gol do Furacão foi do meia Nikão, em cobrança de falta de longa distância. O jogador agora soma 5 gols em 33 jogos em 2019 — 4 em 14 jogos no Brasileirão.

Esse foi o terceiro gol de falta em cobrança direta do Athletico em 2019, em competições oficiais. Os outros dois foram marcados pelo volante Rossetto e pelo meia Marquinho durante o Campeonato Paranaense.

ESCALAÇÃO
As ausências no Athletico eram o lateral-direito Jonathan, os zagueiros Pedro Henrique e Robson Bambu, o lateral-esquerdo Adriano e o meia Bruno Nazário, todos em recuperação, além do zagueiro Thiago Heleno e o volante Camacho, suspensos por doping. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre. A novidade era Marcelo Cirino como centroavante, com Marco Ruben no banco.

A Chapecoense não tinha Henrique Almeida, Yann Rolim, Vagner, Campanharo, Gum e Thiago Santos. O técnico Marquinhos Santos apostou no 4-1-4-1.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve domínio absoluto do Athletico. Com bom toque de bola pelo centro e avanços perigosos de Márcio Azevedo pela esquerda, o time paranaense criou sete boas jogadas ofensivas e poderia ir para o intervalo com uma goleada no placar. No entanto, pecou nas finalizações e foi para o vestiário perdendo por 1 a 0. A Chapecoense ficou recuada e só atacou uma vez. Aos 30 minutos, Bruno Pacheco cruzou rasteiro, na medida. Arthur Gomes entrou livre na área e chutou no canto: 1 a 0.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com bombardeio do Athletico. Após duas boas jogadas ofensivas e um chute de Nikão no travessão, o time chegou ao empate aos 11, em cobrança de falta de Nikão, de longa distância, na base da força. Aos 23, o técnico Tiago Nunes deixou a equipe mais ofensiva, com a saída do volante Wellington para a entrada do centroavante Marco Ruben. Aos 32, saiu um meia e entrou outro: Léo Cittadini por Everton Felipe. Aos 38, saiu Rony e entrou o ponta Pedrinho. O Athletico seguiu pressionando até o fim, mas não conseguiu a vitória.

ATHLETICO 1×1 CHAPECOENSE
Athletico: Santos; Madson, Lucas Halter, Léo Pereira e Márcio Azevedo; Wellington (Marco Ruben) e Bruno Guimarães; Nikão, Léo Cittadini (Everton Felipe) e Rony (Pedrinho); Marcelo Cirino. Técnico: Tiago Nunes
Chapecoense: Tiepo; Eduardo, Douglas, Rafael Pereira e Roberto; Elicarlos e Márcio Araújo; Bruno Pacheco, Camilo (Augusto) e Everaldo (Renato Kayzer); Dalberto (Arthur Gomes). Técnico: Marquinhos Santos
Gols: Arthur Gomes (30-1º) e Nikão (11-2º)
Cartões amarelos: Elicarlos
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Público: 13.669 total
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Márcio Azevedo cruza. Léo Cittadini ajeita e Bruno Guimarães, na cara do gol, chuta para fora.
5 – Márcio Azevedo chega na ponta e cruza rasteiro. A bola passa com perigo, até o goleiro Tiepo tirar.
14 – Márcio Azevedo lança. Nikão faz boa jogada na direita e cruza rasteiro. Na cara do gol, Marcelo Cirino chuta forte e o zagueiro salva em cima da linha.
24 – Rony aciona Wellington, que tenta o chute de fora da área. A bola vai ao lado.
30 – Gol da Chape. Bruno Pacheco avança na ponta-esquerda e rasteiro. Arthur Gomes ganha na velocidade e chuta no canto.
34 – Bruno Guimarães cruza. A bola bate na zaga e sobra para Marcelo Cirino, que chuta na rede, pelo lado de fora.
39 – Bruno Guimarães lança. Nikão cabeceia e encobre o goleiro. Gol, mas o assistente marca o impedimento. O replay não deixa dúvida que a arbitragem acertou.
46 – Léo Pereira faz belo lançamento. Marcelo Cirino recebe na área e chuta perto, ao lado.
47 – Nikão cruza para Léo Cittadini, que finaliza e cabeça. Tiepo faz grande defesa.

Segundo tempo
3 – Márcio Azevedo lança. Nikão salta e dá um voleio acrobático. A bola acerta o travessão.
6 – Wellington dá belo lançamento para Rony, que mata no peito, sai na cara do gol e chuta para fora.
11 – Gol do Athletico. Falta de longa distância. Nikão solta a bomba. A bola passa no meio da barreira e entra no canto.
38 – Na cobrança de escanteio, Marco Rúben cabeceia a bola no travessão.
46 – Bruno Guimarães toca para Pedrinho, que passa por dois, invade a área e chuta forte, sobre o gol.