Divulgação/Coritiba – Kelvin

O Coritiba venceu por 2 a 0 o Brasil-RS, nessa terça-feira (dia 12) à noite, em Pelotas (RS), pela 35ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou em 3º lugar, com 57 pontos. A equipe gaúcha está na 12ª colocação, com 43 pontos. Antes mesmo do início dessa rodada, o Brasil-RS já não tinha risco de rebaixamento ou chance de acesso. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool

Nesta reta final da Série B, o Coritiba ainda encara o Oeste (sábado, no Couto) e o Bragantino (dia 24, no Couto). A rodada derradeira será contra o Vitória, no Barradão, em 30 de novembro.

O técnico Jorginho soma 11 jogos no comando do Coritiba, agora com seis vitórias, quatro empates e uma derrota.

O time completou dez jogos seguidos sem perder, com cinco vitórias e cinco empates.

Os gols da vitória foram do centroavante Igor Jesus e do ponta Kelvin, ambos reservas na maior parte da campanha. Igor Jesus agora soma cinco gols em 28 jogos pelo profissional. Kelvin fez seu primeiro gol no seu sétimo jogo pelo Coxa.

FREGUÊS
Em toda história, o Coritiba venceu todas partidas contra o Brasil-RS e nunca sofreu gols desse adversário. Foram seis duelos entre as duas equipes — três em Pelotas e três em Curitiba. Foram três vitórias por 2 a 0 e três por 1 a 0.

ARBITRAGEM
No lance do gol do Coritiba, aos 16 do 1º, o Brasil pediu falta de Igor Jesus no zagueiro. Aos 32 minutos do 1º tempo, Igor Jesus foi derrubado por Héverton perto da área. Na Central do Apito do Sportv, o ex-árbitro Paulo Cesar de Oliveira afirmou que o lance era para expulsão. O jogador do Brasil levou apenas cartão amarelo.

ESCALAÇÕES
As baixas no Coritiba eram o lateral-direito Diogo Mateus, o meia Giovanni e o centroavante Rodrigão, todos suspensos, além do meia-atacante Rafinha, lesionado. Jorginho formou o time no esquema tático 4-2-3-1, com Matheus Sales e Serginho como volantes. A linha de três tinha Alano no centro, Kelvin na direita e Robson na esquerda. O Brasil não tinha Camilo, Sousa e Bruno Santos.

PRIMEIRO TEMPO
Os dois times tentaram trocar passes e construir com triangulações. Esse estilo favoreceu o Coritiba, que conseguiu levar a melhor com a visão de Alano, a movimentação de Robson e o bom trabalho de pivô de Igor Jesus. O Coxa abriu o placar aos 16, após toque de Alano, pivô de Igor Jesus e finalização de Kelvin: 1 a 0. O time paranaense recuou e passou a incomodar com alguns contra-ataques. O Brasil pouco criava, mas teve duas chances de gol em falhas grosseiras da defesa do Coritiba.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, Alano saiu desgastado. Entrou o meia Thiago Lopes. O Coritiba retornou melhor para o segundo tempo, com marcação mais avançada e boas chegadas de William Matheus pela esquerda. O time paranaense fez 2 a 0 em cobrança de escanteio, aos 19. William Matheus cruzou e Igor Jesus finalizou de cabeça. Com a vantagem, o Brasil se perdeu em campo e o Coxa teve mais três chances claras para ampliar: Robson, Kelvin e William Matheus desperdiçaram. Aos 41, saiu o ponta Robson e entrou o lateral-esquerdo Fabiano. Aos 45, saiu Kelvin e entrou o ponta Lucas Tocantins.

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Coritiba somou 6 finalizações (4 certas), 35% de posse de bola, 65% de acerto nos passes e 4 escanteios. O Brasil obteve 13 finalizações (2 certas), 65% de posse de bola, 81% de acerto nos passes e 11 escanteios. Os números são do site Sofascore.

BRASIL-RS 0x2 CORITIBA
Brasil: Carlos Eduardo; Ednei, Héverton, Bruno Aguiar e Willian Formiga; Leandro Leite e Eduardo Person; Murilo Rangel (Cristian), Pereira (Diogo Oliveira) e Juba (Douglas Baggio); Guilherme Queiroz. Técnico: Bolívar.
Coritiba: Alex Muralha; Felipe Mattioni, Nathan Ribeiro, Sabino e William Matheus; Matheus Salles e Serginho; Kelvin (Lucas Tocantins), Juan Alano (Thiago Lopes) e Robson (Fabiano); Igor Jesus. Técnico: Jorginho
Gols: Kelvin (16-1º) e Igor Jesus (19-2º)
Cartões amarelos: Leandro Leite, Héverton (B). Igor Jesus, Kelvin (C).
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Local: Bento Freitas, em Pelotas (RS)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
10 – Boa troca de passes do Coxa que termina com cruzamento perigoso de William Matheus. A zaga tira na pequena área, antes que Igor Jesus finalize.
15 – Murilo Rangel chuta forte, de fora da área, e acerta o ângulo. Muralha faz boa defesa.
16 – Gol do Coritiba. Alano cruza rasteiro. Igor Jesus tromba com o zagueiro. A bola sobre limpa na área para Kelvin chutar no canto.
19 – Bola longa. Robson domina na ponta e rola para Kelvin, que chuta perto do ângulo.
32 – Contra-ataque bem armado do Coritiba. Igor Jesus fica de mano com Héverton, dribla e é derrubado pelo zagueiro perto da área. Falta e cartão amarelo.
33 – Alano cruza para a área, em cobrança de falta. Juba tenta tirar e quase marca contra. O goleiro salva.
37 – Cruzamento. Guilherme Queiroz fica livre, na cara do gol, mas erra o domínio.
40 – Sabino erra na defesa e Juba fica livre, na área. Ele chuta perto, ao lado.

Segundo tempo
18 – William Matheus cruza rasteiro. Igor Jesus chuta perto, ao lado.
19 – Gol do Coritiba. Escanteio. William Matheus cobra escanteio. Igor Jesus sobe e cabeceia no alto.
29 – Kelvin lança para Robson, livre na ponta. Ele tenta o drible e perde boa chance.
30 – Robson deixa Kelvin na cara do gol. Ele perde o ângulo e desperdiça nova chance.
31 – Cristian chuta de fora da área. A bola passa perto.
33 – Igor Jesus recebe na área e rola para William Matheus, na cara do gol. Ele demora para chutar e o goleiro salva.