SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Envolto às polêmicas sobre o doping de Paolo Guerrero, a federação do Peru divulgou nesta quarta-feira (16) a pré-lista de convocados para a Copa do Mundo.

Sem o atacante do Flamengo, suspenso por mais oito meses, o técnico Ricardo Gareca incluiu dois jogadores que atuam no Brasil entre os 24 nomes selecionados.

Companheiro de Guerrero no Flamengo, Miguel Trauco é um dos selecionáveis para jogar a Copa. Além dele, o meia Christian Cueva, do São Paulo, também está na lista do argentino.

O camisa 10 peruano inclusive já treina das dependências da seleção local. O jogador foi liberado pelo Tricolor Paulista a viajar ao Peru para acompanhar o parto da filha. Cueva só deverá voltar ao Brasil após a Copa do Mundo.

Cotado para substituir Guerrero, o experiente Claudio Pizarro ficou fora da lista da seleção peruana, que volta a disputar um Mundial após 36 anos.

A ausência do atacante do Flamengo da pré-lista praticamente elimina qualquer possibilidade de Guerrero jogar a Copa deste ano.

Um dia depois de Guerrero ter a suspensão ampliada para 14 meses pela CAS (Corte Arbitral do Esporte, na sigla em inglês), em Lausanne (Suíça), seu advogado revelou que tentará um recurso junto ao Superior Tribunal Federal da Suíça.

Na última terça-feira (15), Guerrero voltou ao seu país, foi recebido pelos seus compatriotas e falou brevemente com a imprensa.

Em suas declarações, fez duras críticas ao Swisshotel. Foi no luxuoso estabelecimento da capital peruana que Guerrero alega ter tomado um chá com a substância benzoilecgonina (principal metabólito da cocaína) no fim de 2017, o que teria provocado seu flagrante em exame antidoping.

Veja a lista com os 24 nomes do Peru:

Goleiros: Carlos Cáceda (Deportivo Municipal-PER), José Carvallo (UTC-PER) e Pedro Gallese (Veracruz-MEX)

Defensores: Luis Abram (Vélez Sarsfield-ARG), Luis Advíncula (BUAP-MEX), Aldo Corzo (Universitario-PER), Alberto Rodríguez (Junior Barranquilla-COL), Miguel Trauco (Flamengo-BRA), Miguel Araujo (Alianza Lima-PER), Anderson Santamaría (Puebla-MEX), Nilson Loyola (Melgar-PER) e Christian Ramos (Veracruz-MEX)

Meio-campistas: Yoshimar Yotún (Orlando City-EUA), Christian Cueva (São Paulo-BRA), Paolo Hurtado (Vitória de Guimarães-POR), Renato Tapia (Feyenoord-HOL), Edison Flores (Aalborg-DIN), Andy Polo (Portland Timbers-EUA), Pedro Aquino (BUAP-MEX), Wilder Cartagena (Veracruz-MEX) e Sergio Peña (Granada-ESP)

Atacantes: André Carrillo (Watford-ING), Jefferson Farfán (Lokomotiv Moscou-RUS) e Raúl Ruidíaz (Morelia-MEX)