Geraldo Bubniak – Thiago Heleno e Pablo comemoram o primeiro gol do Atlu00e9tico na partida

O Atlético Paranaense venceu por 2 a 0 o Santos, nessa quinta-feira (dia 31) à noite, na Arena da Baixada, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram do zagueiro Thiago Heleno e do meia-atacante Guilherme, ambos com participação do lateral-esquerdo Carleto em jogadas de bola parada. Com o resultado, o time paranaense ficou em 13º lugar, com 9 pontos, um ponto acima da zona de rebaixamento. A equipe paulista está na 18ª posição, com 6 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O Furacão encerrou um jejum de nove partidas sem vencer (cinco derrotas e quatro empates). O Santos completou agora cinco jogos seguidos sem vitórias (quatro derrotas e um empate). O time paulista é o pior visitante do Brasileirão, com quatro partidas e quatro derrotas fora de casa.

Em relação ao desempenho, o Atlético apresentou uma evolução em relação aos últimos jogos. Foi mais seguro defensivamente, apesar de repetir algumas falhas em determinados momentos da partida. Com a bola, não foi brilhante como no auge de 2018, mas recuperou parte do futebol de Nikão, Guilherme e Pablo, que andavam sumidos em campo. 

DINIZ
Esse foi o 17º jogo do técnico Fernando Diniz no comando do Atlético, agora com 5 vitórias, 7 empates e 5 derrotas.

[node:galeria id=563560]

ARTILHEIROS
Thiago Heleno agora soma 12 gols em 107 jogos com a camisa do Atlético. O lateral Carleto cobrou o escanteio para o primeiro gol. Ele é o líder do time em asssistências em 2018, com sete passes para gols nos 15 jogos que disputou. Guilherme e Pablo dividem a artilharia do time principal em 2018, com cinco gols cada. Ambos jogaram 15 vezes no ano. Contando também a equipe de aspirantes, a artilharia fica com o centroavante Ederson, com 10 gols em 19 partidas.

ESCALAÇÃO
Os desfalques no Atlético eram Paulo André e Jhonatan, ambos em recuperação. O esquema tático foi o mesmo de sempre: 3-4-3 com a bola e 5-4-1 sem a bola. O Santos não tinha Alison, Vitor Bueno e Arthur Gomes. O técnico Jair Ventura manteve o esquema tático 4-3-3.

PRIMEIRO TEMPO
O Atlético começou no estilo Diniz, mas com moderação. Manteve a preocupação com a posse de bola e a saída apoiada nos passes curtos. No entanto, não lançou muitos jogadores ao ataque. Com isso, controlou o jogo e pouco atacou, mas também cedeu raros contra-ataques. O gol veio aos 17, em cobrança de escanteio de Carleto e cabeceio de Thiago Heleno. Depois disso, o Santos reagiu, passou a comandar o meio-campo e construiu duas boas jogadas. O Furacão teve a chance de ampliar aos 35, com cruzamento perfeito de Guilherme e voleio de Nikão na trave.

SEGUNDO TEMPO
O Santos retornou melhor e começou a criar problemas para o dono da casa. No entanto, já aos 8 minutos o Atlético fez o segundo gol. Guilherme sofreu falta quase na risca da área. Carleto cobrou a falta com uma bomba. Vanderlei rebateu e Guilherme aproveitou: 2 a 0. O time paulista partiu para o desespero, avançou demais e ficou muito vulnerável. O Furacão encaixou quatro contra-ataques perigosos e não ampliou o placar porque esbarrou no goleiro Vanderlei.

ESTATÍSTICAS
Ao final dos 90 minutos, o Atlético somou 46% de posse de bola, 17 finalizações (10 certas), 92% de precisão nos passes e 5 escanteios. O Santos teve 54% de posse de bola, 16 arremates (3 certos), 94% nos passes e 7 escanteios. Os dados são do Footstats.

ATLÉTICO 2 x 0 SANTOS
Atlético: Santos; Wanderson, Zé Ivaldo e Thiago Heleno; Rossetto, Camacho, Lucho González (Bruno Guimarães) e Carleto; Nikão (Bergson), Guilherme (Raphael Veiga) e Pablo. Técnico: Fernando Diniz
Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Renato (Bruno Henrique), Diego Pituca (Léo Cittadini) e Jean Mota; Sasha, Gabriel e Rodrygo (Yuri). Técnico: Jair Ventura
Gols: Thiago Heleno (17-1º) e Guilherme (8-2º) 
Cartões amarelos: Pablo (A) Bruno Henrique (S).
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Público: 9.173 total
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo

10 – Jean Mota cobra escanteio. David Braz cabeceia ao lado.
17 – Gol do Atlético. Escanteio. Carleto cruza. Thiago Heleno cabeceia no canto. 
23 – Nikão rola para Pablo, que chuta cruzado, da linha de fundo. Vanderlei espalma.
25 – Rodrygo puxa contra-ataque, passa por dois e invade a área, mas é desarmado.
26 – Renato chuta forte, de fora da área. A bola passa perto.
31 – Falta de muito longe. Carleto chuta forte. Vanderlei rebate no susto.
35 – Guilherme cruza na medida. Nikão salta e chuta de voleio. A bola bate na trave,
42 – Contra-ataque. Gabriel chuta da meia-lua. A bola vai ao lado.

Segundo tempo
1 – Zé Ivaldo erra a saída de bola. Gabriel aproveita e chuta da meia-lua. Thiago Heleno bloqueia.
8 – Gol do Atlético. Falta quase na risca da área. Carleto solta a bomba. Vanderlei rebate. Guilherme aproveita e cutuca para as redes.
15 – Jean Mota acerta belo passe. Gabriel recebe livre, na meia-lua. Ele chuta para fora.
18 – Jean Mota chuta de longe. Santos rebate. Gabriel aproveita e marca. O árbitro anula por impedimento.
24 – Lucho toca para Guilherme, que chuta. Pablo pega o rebote e finaliza perto.
25 – Contra-ataque. Pablo rola e Carleto chuta perto, sobre o gol.
27 – Contra-ataque. Nikão toca para Pablo, que é desarmado na meia-lua.
35 – Carleto chuta de longe. Vanderlei espalma. Nikão chuta cruzado. O goleiro rebate. Lucho tenta de novo e Vanderlei salva mais uma.