Publicidade
Brasileirão

Com Jonas, Coritiba volta a ter um “cão de guarda”

Com Jonas, Coritiba volta a ter um “cão de guarda”

O Coritiba voltou a ter um cão de guarda da defesa. Com Jonas atuando na função de volante, o time ganhou mais força de marcação no meio-campo e, ao mesmo tempo, perdeu criatividade no setor. Esses aspectos estão nítidos em estatísticas do Campeonato Brasileiro.

Jonas é o sexto jogador do Brasileirão com mais desarmes, com média de 3,7 por partida. Só fica atrás de Renê Júnior (Bahia), Matheus Fernandes (Botafogo), Patrick Bezerra (Sport), Jean (Vasco) e Gilberto (Vasco). Os dados são do WhoScored.

A média de desarmes de Jonas é muito superior em relação aos demais jogadores do Coritiba. Quem mais se aproxima é o lateral-direito Dodô, com 2,4 desarmes por jogo, seguido pelo lateral Rodrigo Ramos (2,3) e o volante Alan Santos (2,3).

Outro fundamento com destaque para Jonas é a bola aérea. Ele é segundo o jogador do Coritiba que mais ganha divididas pelo alto, com média de 2,4, atrás apenas do zagueiro Luizão (3,0). Em seguida, aparecem nesse ranking Alan Santos (1,8), Rodrigo Ramos (1,7) e os zagueiros Márcio (1,6) e Werley (1,5).

Quando o Coritiba tem a posse de bola, porém, Jonas ajuda pouco. Os outros volantes da equipe possuem média de passes muito superior. Galdezani tenta 41,4 passes por jogo e acerta 80,6% deles. Alan Santos faz 39,5 passes e tem precisão de 85,5%. No entanto, Jonas participa com apenas 28,2 passses por jogo e 74% de precisão.

OS MELHORES DO CORITIBA
Média de desarmes por jogo
Jonas 3,7
Dodô 2,4
Rodrigo Ramos 2,3
Alan Santos 2,3
Leo 2,1

Disputas pelo alto vencidas
Jonas 2,4
Alan Santos 1,8
Rodrigo Ramos 1,7
Márcio 1,6
Werley 1,5
Fonte: WhoScored

OS VOLANTES COM A BOLA
Passes por jogo
Galdezani 41,4
Alan Santos 39,5
Jonas 28,2

Precisão de passes
Galdezani 80,6%
Alan Santos 85,5%
Jonas 74%
Fonte: WhoScored

DESTAQUES DOS EDITORES