Daniel Castellano / SMCS

Todas as emissões de gases geradas com a realização do XV Encontro Nacional do CB27 – Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, que acontece nesta semana, de 21 a 23 de novembro, no Salão de Atos do Parque Barigui, serão compensadas por meio do plantio de mudas de árvores.

O cálculo será feito pela equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba e encaminhado para a empresa responsável pelo inventário e definição da quantidade de mudas a serem plantadas com a finalidade de neutralizar a emissão dos gases do efeito estufa.

A Way Carbon, de Belo Horizonte, já atuou na compensação da edição do CB27 que aconteceu na capital mineira e repete a experiência em Curitiba, segunda cidade do Fórum a buscar a medida.

São levadas em consideração as viagens em transporte terrestre com veículos particulares ou compartilhados (solicitados via aplicativo) movidos a gasolina, os ônibus e os táxis. O transporte aéreo, consumo de energia e efluentes sanitários gerados também entram no cálculo final.

Metodologia

A quantidade de emissão de gases de efeito estufa é calculada por meio do sistema Climas, ferramenta desenvolvida pela WayCarbon. Após essa quantificação, as emissões são compensadas pelo Amigo do Clima, um programa ambiental voluntário que permite rastrear as atividades de responsabilidade climática.

Evento

Além de promover o debate a respeito dos benefícios da integração da natureza no desenvolvimento, o CB27 aplica na prática conceitos de sustentabilidade. No encontro em Curitiba, a organização buscou eliminar também materiais plásticos, impressão de papéis e privilegiar cardápios com opções sem carne.