José Fernando Ogura/AEN

O índice de isolamento social ultrapassou 50% pela primeira vez desde agosto neste domingo (6) no Paraná, em reflexo das medidas adotadas pelo Governo do Estado e pelas prefeituras para controlar a circulação do novo coronavírus. Segundo o In Loco, empresa que utiliza dados anônimos de localização, o Paraná atingiu 56% de isolamento, terceiro melhor índice do País, atrás apenas de Santa Catarina e Acre. No sábado, o número foi de 42,6%.

A média do Brasil no domingo foi de 49,1% – apenas sete estados ultrapassaram 50% de isolamento social. A última vez que o Paraná atingiu mais da metade da população em casa foi em 16 de agosto, há três meses e meio, com 53,8%.

O auge do isolamento social no Estado aconteceu em 22 de março, no domingo que sucedeu as primeiras medidas de controle de circulação, com 65,5%. Desde então o isolamento caiu paulatinamente até chegar a 42,2% no dia 15 de novembro, data das eleições de Primeiro Turno e feriado da Proclamação da República. Os domingos costumam ser os melhores índices da semana.

Segundo levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, os atendimentos do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), focados em situações graves, tiveram redução de 15% neste fim de semana (5 e 6) em Curitiba e Região Metropolitana, área mais populosa do Estado. Esse dado corrobora a importância das medidas para baixar o nível de estresse nas unidades de saúde.

Os atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de casos mais moderados, tiveram redução de 32%. A média de queda foi de 20,4%, segundo a Saúde. Os números levam em conta acionamentos, e não pessoas que procuraram diretamente os hospitais ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

MEDIDAS – O Governo do Estado ampliou na semana passada as medidas restritivas para evitar a propagação da Covid-19 e conter o aumento das infecções no Paraná. O decreto 6.294/2020 proíbe confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações com grupos de mais de 10 pessoas, e a comercialização e consumo em vias e espaços públicos de bebidas alcoólicas das 23 horas às 5 horas. A decisão acompanha o impedimento provisório da circulação de pessoas no mesmo período.

O Governo do Estado reativou nas duas últimas semanas 573 leitos de atendimento exclusivo à Covid-19 para dar conta da alta demanda de pedidos de internamento. Foram disponibilizados 159 leitos de UTI e 414 de enfermaria. Destes, 321 (93 UTIs e 228 enfermarias) foram em Curitiba e região. A taxa de ocupação das UTIs nesta segunda-feira (7) está em 88%.