Fotos Jorge Prado

Os parques foram fechados pela prefeitura de Curitiba por causa do avanço do coronavírus na cidade, mas isso não foi  impedimento para que algumas pessoas de exercitassem nesta manha de sábado, 20 de junho. As fotos feitas no Parque Barigui mostram que os vários curitibanos resolveram ignorar a faixa de Parque Fechado fixada pela Prefeitura. O parque estava cheio e muitas pessoas transitavam sem máscaras de proteção, conforme orientação. 

No bairro Campo Comprido, a aglomeração, o não uso de máscaras ou o uso inadequado foi flagrado nas canaletas. Os motoristas dos biarticulados tiveram de se esquivar de ciclitas e corredores que ‘invadiram’ as canaletas. 

Esse compotamento ocorre um dia depois da prefeitura divulgar dados que mostram que a curva de crescimento do número de infectados, óbitos e internamentos em UTIs que se manteve sob controle a maior parte do período, mas avançou rapidamente em junho. O número de óbitos por covid-19 em morados de Curitiba dobrou em 19 dias: de 50 casos em 1º de junho para 99 nesta sexta-feira (19/6). 

Procurada pela reportagem, a Prefeitura informou que fechou os estacionamentos dos parques para dficultar o acesso. Além disso, a Guarda Municipal está realizando blitzes orientativas ao longo de todo o final de semana. 

Já a média de pacientes internados em Curitiba por causas respiratórias passou de 40 casos por dia no fim de maio para 50 casos diários em junho. A confirmação da covid-19 nesses internamentos aumentou de uma média de 8 casos por dia em maio para 17 em junho.

A taxa de ocupação dos internamentos nas UTIs do SUS para covid-19 passou de 60% no início de junho para 77% nesta sexta-feira

O número de casos confirmados de covid-19 na capital cresceu cinco vezes, quando comparado ao registrado até o final de maio.

Entre 11 de março (primeiros casos confirmados na capital) e 28 de maio, foram 14 confirmações diárias, em média. Com as confirmações desta sexta-feira, a média passou para 67 casos por dia, contando o período a partir de 29 de maio. Ou seja, quase cinco vezes mais.