O atacante Paulo Rink, que entra no lugar de Denis Marques, é a novidade no Atlético Paranaense contra o Juventude, em Caxias, adversário direto na briga por uma vaga da Copa Sul-Americana do ano que vem. A partida, às 19h30 de hoje, é pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na tabela de classificação, ambos têm 35 pontos — os paranaenses estão na nona colocação, uma acima dos gaúchos.

Paulo Rink ainda não marcou gols no retorno ao Atlético, mas sua entrada na equipe deverá agradar aos torcedores. O jogador tem mostrado garra e quase deixou sua marca nos últimos minutos do empate com o São Paulo, no último sábado. É a primeira vez que Oswaldo Alvarez mexe em seu time em cinco jogos.

O Atlético só venceu três vezes fora de casa neste Campeonato Brasileiro e o Juventude é conhecido pela dificuldade de ser batido em casa. Perdeu apenas para a Ponte Preta, há quatro meses, neste Campeonato Brasileiro. Porém, contando com os jogos da Sul-Americana, o Rubro-negro está há seis jogos sem perder, apesar de ter empatado em casa com o São Paulo. O Atlético também tem como vantagem o número de gols marcados, 36 contra 26. O vencedor pode até começar a sonhar com a Libertadores do próximo ano — uma vez que fica bastante à frente de um concorrente direto — além de se distanciar do rebaixamento.

“É importante a gente vencer em casa. Agora temos que recuperar os pontos que perdemos aqui lá em Caxias”, diz o técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão. Ele vai manter o volante Erandir, que no jogo contra o São Paulo errou alguns passes. “O diferencial do São Paulo é esse. Dois volantes com um passe muito bom. Além disso, às vezes ele passa despercebido, mas tem uma função tática muito importante que o torcedor às vezes não nota.” (AM)


O adversário
Gaúchos têm problemas na lateral-direita

O técnico Ivo Wortmann, do Juventude, tem um quebra-cabeça para resolver nos últimos instantes. O atleta Márcio Azevedo, lateral-direito, está vetado, com dores na coxa direita.

O substituto natural Ivo também está machucado. O departamento médico não o liberou mesmo com a ausência de Márcio Azevedo. O volante Raulen estará escalado na posição e esse pode ser um ponto fraco a ser explorado pelo Atlético na partida de hoje.

O último jogo do Juventude foi contra o Santa Cruz. O time de Caxias perdeu por um a zero. Os gaúchos tentam também dar o troco no Atlético que, no primeiro turno, venceu por um a zero, na Baixada.