Ricardo Marajo/FAS

Com a previsão de queda das temperaturas em função da chegada de uma massa de ar frio, a Fundação de Ação Social (FAS) vai reforçar, nas noites de sexta-feira (24/8) e sábado (25/5), os serviços de abordagem social e de acolhimento de pessoas em situação de rua em Curitiba. Serão as primeiras ações intensificadas do ano.

A medida faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe e tem o objetivo de proteger a população de rua do frio intenso. Como acontece todos os anos, o reforço será feito todas as noites em que a temperatura for igual ou menor a 9ºC.

Das 19h às 23h, a FAS terá 12 equipes para percorrer a cidade em busca de pessoas em situação de rua e ofertar acolhimento nas unidades da Prefeitura, onde elas poderão fazer a higiene, se alimentar e dormir protegidas.

Nos demais horários, o trabalho segue o cronograma de rotina orientado pela Central de Encaminhamento Social, que atende as demandas de toda a cidade 24 horas por dia.

População pode ajudar

O presidente da FAS, Thiago Ferro, explica que as equipes farão busca principalmente em roteiros já identificados e também atenderão às solicitações que chegam pelo 156, canal de comunicação da Prefeitura com a população.

Na Regional Matriz, que concentra mais de 60% da população de rua de Curitiba, as equipes farão busca no eixo histórico, desde as Ruínas São Francisco até a Praça Santos Andrade, e nas praças do Japão, Rui Barbosa, Espanha, Osório, Carlos Gomes, Tiradentes, Santos Dumont, Generoso Marques, 29 de Março, 19 de Dezembro. Os outros pontos mapeados são Rodoferroviária, Viaduto do Capanema, Mercado Municipal e Passeio Público.

Quem aceitar o convite dos educadores sociais para pernoitar nas unidades da FAS será levado para casas de passagem, unidades de acolhimento e repúblicas. A Prefeitura ofertará até 1.200 vagas de acolhimento. Caso seja necessário, poderão ser levadas para unidades conveniadas.

Nessas unidades, além de camas para dormir e acesso a banho quente, os acolhidos recebem agasalhos e alimentação, na chegada e na saída, no início da manhã. Todos têm direito a levar seus pertences em bolsas ou mochilas.

Cães podem ir junto

Pessoas em situação de rua que têm animais de estimação serão abrigadas nas casas de passagem Jardim Botânico e Bairro Novo, que têm canis e alimentação.

Neste ano, as equipes da FAS terão caixas apropriadas para transportar animais de pequeno e médio porte, que poderão seguir para acolhimento com os donos. Até o ano passado, esse transporte era feito separado e em veículos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.