Copa do Brasil

Com quatro baixas, Athletico vai tentar acabar com jejum contra o Avaí

Fabiano Soares: última vitória do Athletico contra o Avaí foi sob o comando dele
Fabiano Soares: última vitória do Athletico contra o Avaí foi sob o comando dele (Foto: Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak)

O Athletico Paranaense volta a campo nesta quarta-feira (dia 9) às 19 horas, na Arena da Baixada, na partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. O duelo será contra o Avaí. No jogo de ida, houve empate em 1 a 1. O gol como visitante não é critério de desempate. Em caso de nova igualdade no placar, a decisão será nos pênaltis. Quem vencer, avança para as oitavas de final.

Para este duelo, o técnico António Oliveira não terá quatro jogadores. O centroavante Matheus Babi não pode jogar pelo Athletico na Copa do Brasil 2021 porque já atuou por outra equipe na mesma edição (o Botafogo), o que é vetado pelo regulamento.

O lateral-esquerdo Abner está com a seleção brasileira olímpica, que vai jogar um amistoso nesta terça-feira (dia 8) e dificilmente terá condições de atuar na quarta-feira.

Outras duas baixas são por lesão. O zagueiro Lucas Halter, com uma contusão no pé, só volta a jogar em 2022. O volante/lateral Erick (coxa esquerda) está na fase final de recuperação.

Com isso, a provável contra o Avaí, no esquema tático 4-2-3-1, é Santos; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nicolas; Richard e Christian; Nikão, Jadson e Vitinho (Carlos Eduardo); Renato Kayzer.

JEJUM
O Athletico não conseguiu vencer o Avaí nos últimos quatro encontros. Além do empate em 1 a 1 no jogo de ida, na semana passada, os dois empataram em 0 a 0 na última rodada do Brasileirão 2019. Na 19ª rodada daquela Série A, em 2019, o Furacão de Tiago Nunes escalou reservas e perdeu por 1 a 0, na Arena da Baixada. Clique aqui para relembrar a escalação e outros detalhes daquela partida.

Últimos duelos entre Athletico x Avaí
Avaí 1x1 Athletico – Copa do Brasil 2021
Avaí 0x0 Athletico — Brasileirão 2019
Athletico 0x1 Avaí — Brasileirão 2019
Avaí 1x0 Athletico — Brasileirão 2017
Athletico 5x0 Avaí — Brasileirão 2017

A última vitória do Athletico sobre o Avaí foi pelo Brasileirão de 2017, por 5 a 0, na Arena da Baixada, sob o comando do técnico Fabiano Soares. A goleada veio com dois gols do meia Guilherme, dois do volante Eduardo Henrique e um gol contra (Capa). Guilherme, 32 anos, atualmente defende o América-MG. Eduardo Henrique, hoje com 26 anos, está no Crotone, da Itália.

A ÚLTIMA VITÓRIA SOBRE O AVAÌ
Brasileirão 2017, 18ª rodada, 3 de agosto
Athletico 5x0 Avaí
Athletico: Weverton; Cascardo, Wanderson, Thiago Heleno e Sidcley (Fabrício); Pavez, Rossetto (Eduardo Henrique), Nikão, Guilherme e Lucas Fernandes; Ribamar (Ederson). Técnico: Fabiano
Avaí: Douglas; Leandro Silva, Alemão, Betão e Capa; Judson, Simião (Luan Pereira), Junior Dutra, Pedro Castro e Romulo (Maurinho); Joel (Willians Santana). T‚cnico: Claudinei Oliveira
Gols: Guilherme (34-1 e 10-2), Capa (contra, 12-2, cruzamento de Nikão), Eduardo Henrique (24-2º e 33-2º)
Público: 11.998 pagantes
Local: Arena da Baixada