Franklin de Freitas – Comec alega necessidade de reduzir aglomerações nos horários de pico

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) – órgão do governo do Estado responsável pelo transporte coletivo da RMC – encaminho ofícios ao prefeito da Capital, Rafael Greca (DEM) e ao presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), pedindo mudanças e redução nos horários de funcionamento do comércio da cidade. A alegação deles é evitar a aglomeração de usuários do transporte da região metropolitana nos ônibus e terminais, nos horários de pico.

Atualmente, a Capital está sob a bandeira laranja, com o comércio não essencial autorizado a funcionar das 9 às 19 horas, de segunda a sábado, sendo autorizado aos domingos apenas o atendimento na modalidade delivery até às 19 horas. No ofício, a Comec pede que esse horário seja reduzido para das 11 horas às 19 horas.

Para os supermercados, está autorizado o funcionamento das 6 às 20 horas, de segunda a sábado, sendo autorizado até às 23 horas na modalidade delivery. Aos domingos, apenas o atendimento na modalidade delivery até às 23 horas, sendo vedado o consumo no local. A Comec sugere que esse horário seja alterado para das 10 horas às 21 horas.

Os shopping centers estão funcionando das 10 às 19 horas, de segunda a sábado, sendo autorizado aos domingos apenas o atendimento na modalidade delivery até às 19 horas. A Comec pede que eles sejam autorizados a funcionar entre às 12 horas e 21 horas.

No ofício, o órgão alega “o serviço metropolitano, porém, possui algumas particularidades agravantes nestecontexto, sendo uma delas as grandes distâncias percorridas pelos veículos, podendo chegar a até 60km em um único trecho”. Além disso, o transporte na RMC teria “o grande desafio da concentração da demanda nos horários de pico, que representam cerca de cinco das 19 horas em que o serviço é prestado, além, é claro, da busca ao máximo pelo distanciamento social dentro dos veículos”.

De acordo com a Comec, “tal sugestão se fundamenta na busca por evitar que trabalhadores destes comércios utilizem o transporte coletivo nos horários de maior demanda, conforme gráfico demonstrativo abaixo, forçando, por assim dizer, a utilização do transporte nos demais horários disponibilizados pelo sistema”. Para o órgão, “a medida gera também um equilíbrio na manutenção do comércio aberto, medida amplamente solicitada por empresários do setor, e diminuição da concentração da demanda nos horários de pico do transporte coletivo, grande preocupação de gestores”.

Segundo a coordenadoria, o principal desafio do transporte metropolitano está na velocidade dos veículos que por vezes ficam presos no trânsito em meio aos inúmeros veículos individuais. “Identificamos, por exemplo, que um trajeto por vezes realizado em cerca de 20 minutos, pode levar até 1 hora para ser realizado nos horários de maior demanda, exigindo do sistema de transporte mais veículos para atender o mesmo usuário”, dia a Comec.

O órgão defende ainda “a implementação de Faixas Exclusivas para Ônibus. O documento é assinado pelo diretor-presidente da Comec, Gilson Santos.