Valdecir Galor – Liceu de Ofu00edcios da Vila Gramados

Nas duas últimas semanas, a estrutura do telhado foi totalmente substituída e, a partir desta segunda-feira (23/4), começam a colocação das telhas, a impermeabilização da cobertura e a retirada do piso interno antigo. O bom tempo tem ajudado os operários da HW Empreiteira de Obras a cumprir os prazos da reforma do antigo liceu do ofício da Vila Gramados, no Pinheirinho. Abandando há vários anos, o liceu será transformado no mais novo Armazém da Família da Prefeitura.

A futura unidade da Vila Gramados irá substituir, até o fim de julho, o atual Armazém da Família Maria Angélica, hoje um imóvel alugado e em condição limitada de atendimento à população. “Com a transferência, as famílias terão 268 metros quadrados de espaço para compras, bem mais que os 140 metros quadrados do Maria Angélica”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi.

Ele lembrou que o Armazém da Família da Vila Gramados deverá beneficiar, principalmente, as 38,1 mil famílias do Capão Raso, Pinheirinho, Novo Mundo, Lindoia e Fanny, bairros integrantes da Regional Pinheirinho, e que estão cadastradas no programa da Prefeitura. O investimento necessário para a reforma, R$ 598 mil, está sendo custeado pelo Fundo de Abastecimento Alimentar de Curitiba, que garante o funcionamento dos 33 unidades do programa do município.

Com a transferência do Armazém da Família para o antigo liceu, a Prefeitura está revitalizando um prédio que servia para acúmulo de entulho e concentração de usuários de drogas. Segundo o engenheiro Marcos Guimarães, dono da construtora responsável pela obra, até o fim da primeira quinzena de maio será feita a substituição da rede hidráulica (água e esgoto). “Depois entraremos na fase mais delicada, que inclui a troca das esquadrias das janelas, a construção de algumas paredes internas e a instalação da pequena doca de descarga dos produtos”, contou ele. As etapas seguintes incluem o acabamento interno, a pintura e a recuperação externa, que deverão ser realizadas entre junho e o começo de julho.

A diarista Dulce da Silva, 54 anos, que vive com a família na Vila Acordes, no Pinheirinho, não vê a hora de poder fazer compras no novo Armazém da Família. “Além de ficar mais perto da minha casa, acho que terá mais espaço que o Maria Angélica, que é bem pequeno”, salienta ela.

Moradora da Rua Jornalista Rômulo da Costa Faria, no mesmo bairro, a dona de casa Yasmim Fernandes, 24 anos, também avalia que a mudança de endereço do armazém irá garantir mais conforto para a população. “Hoje, os dias mais complicados são no começo do mês e aos sábados. Eu nem venho, pois tem até fila para entrar”, justifica ela, que vai sempre ao armazém com a sogra, Tereza Vieira, 59 anos.

Programa

O programa Armazém da Família é formado por 33 unidades fixas de abastecimento instaladas em pontos estratégicos da periferia de Curitiba, bairros e terminais de ônibus, onde é feita a comercialização de gêneros alimentícios e produtos de higiene e limpeza até 30% mais baratos que no varejo. O programa beneficia 250 mil famílias de Curitiba com renda familiar de até cinco salários mínimos.

O cadastramento e a emissão dos cartões de acesso devem ser feitos nos núcleos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento nas Administrações Regionais localizadas nas Ruas da Cidadania.