De acordo com pesquisa realizada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) em outubro de 2021, ocorreu uma redução de -7,99% na comercialização de veículos usados.

No entanto, o mercado segue em alta, apresentando um avanço de mais de 30% de janeiro a outubro de 2021.

Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, é preciso considerar que o mês de setembro teve um dia útil a mais do que o de outubro, em razão do feriado do dia 12 de outubro. Essa diferença pode ter impactado no total de vendas de um mês em comparação ao outro.

Pandemia fomenta a comercialização de veículos usados

Entre janeiro a outubro, foram comercializados 12.767.968 veículos, o que corresponde ao maior contingente de vendas de automóveis usados nos dez primeiros meses do ano desde 2005, quando a Fenabrave iniciou o levantamento sobre a transação de veículos.

Alarico Assumpção Júnior afirma que a crise mundial de fornecimento de componentes automotivos beneficiou o mercado de veículos usados. Em outubro de 2019, antes da pandemia do novo coronavírus, a relação entre a venda de veículos novos e usados era de 3,7 usados para cada automóvel novo. No mesmo período em 2021, a proporção aumentou para 4,4 usados a cada novo comercializado.

Segundo o presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), Ilídio dos Santos, “as variações de vendas ainda podem ocorrer até o final do ano, já que, além de mais feriados emendados em novembro, elas podem ser influenciadas por outros fatores, como a taxa de juros, a oferta de crédito mais seletivo, a preocupação com o rigor fiscal, etc. Mas esperamos que o ano feche com um viés positivo, acompanhando o desempenho da economia”.

Venda de seminovos também avança em 2021

Além dos veículos usados, o mercado de seminovos também aumentou, apresentando resultados positivos pelo sétimo mês consecutivo. Conforme os dados levantados pela Fenabrave, a comercialização de seminovos já supera 7,5 milhões de unidades de janeiro a agosto de 2021, um aumento de 48,81%, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Dentre os modelos de automóveis seminovos mais vendidos até agosto deste ano, estão o VW Gol (81.778 unidades vendidas), o Fiat Palio (49.210) e o Fiat Uno (47.962).

Website: https://www.comprecar.com.br/