Publicidade
Pesquisa

Comércio vai vender mais, porém consumidor vai gastar menos no Dia dos Namorados

Nas vitrines, lojas se ‘vendem’ o Dia dos Namorados, no dia 12 de junho
Nas vitrines, lojas se ‘vendem’ o Dia dos Namorados, no dia 12 de junho (Foto: Franklin de Freitas)

O comerciante de Curitiba espera vender mais e o consumidor deve gastar menos no Dia dos Namorados de 2019. Esse é o principal resultado da pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) para a Datacenso. Segundo os dados levantados, 44% dos comerciantes esperam vender mais em 2019 do que em 2018. Do ano passado para 2017, a estimativa era vender a mesma coisa. Já o consumidor, que gastou em média R$ 167 pelo presente do ano passado, deve gastar R$ 142 neste ano.

Outro dado importante encontrado pela pesquisa é a sensação do comerciante conforme a região de atuação. O comerciante do Centro espera um crescimento de 4% nas vendas, enquanto o comerciante dos bairros espera uma queda de 1%. Em 2018, o crescimento real nas vendas (descontando a inflação) foi de 1,6%.

Em relação ao consumidor, a pesquisa mostra que ele pretende gastar R$ 142 neste ano. O local preferido onde pretende comprar os presentes é o shopping center (61%), seguido da internet com 23% e das lojas de rua, com 16%. O presente preferido é almoço ou jantar para 31% dos pesquisados, seguido de roupas (26%), perfumes e cosméticos, 19% e calçados, chocolates e joias, 13%. O local onde a data deve ser comemorada é o restaurante para 57% dos entrevistados; em casa, para 20% e barzinho, motel ou viajando para 11%.

Em relação ao ânimo do consumidor, a pesquisa mostra que 41% dos entrevistados estão esperançosos; 35% preocupados e 24% estão desanimados.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES