SMCS

A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), coordenada pela Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, aprovou em reunião realizada nesta quarta-feira (29/5), a liberação de R$ 739 milhões para os projetos da evolução da Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba e do Bairro Novo da Caximba.

Os recursos são provenientes de financiamentos externos do Banco Interamericano de Investimento (BID) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) somados a contrapartidas da Prefeitura.

“Elevamos Curitiba a um novo patamar. Vamos avançar na modernização do transporte e por um fim das palafitas da Caximba, com a recuperação urbana de uma área sensível da cidade para melhorar a vida e dar dignidade a quem mais precisa”, afirma o prefeito Rafael Greca.

A liberação dos recursos necessita ainda cumprir outras etapas. Com a aprovação pela Cofiex, a validação dos financiamentos segue para a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), conforme o rito para tomada de empréstimos internacionais.

Projetos para o futuro
Para Greca, a aprovação dos financiamentos pelo governo federal reforça a retomada do planejamento por Curitiba.

“Curitiba voltou a pensar com vistas ao futuro. Ambos os projetos reforçam o compromisso da nossa cidade com o enfrentamento das mudanças climáticas reduzindo o risco de enchentes e abrindo o caminho para o transporte com propulsão a energia limpa”, reforçou o prefeito.

Serão US$ 106,8milhões (R$ 427,2 milhões) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o projeto Inter 2, de reestruturação viária, implantação de novos corredores para os ônibus e de um novo modelo de estações, climatizadas e auto-sustentáveis, como parte de um grande conjunto de intervenções para a evolução do transporte de Curitiba.  A contrapartida do município neste projeto é de US$ 26,7 milhões (R$ 106,8 milhões).

E outros € 38,1 milhões (US$ 41 milhões ou R$ 164 milhões) liberados ao Projeto do Bairro Novo da Caximba intervenção socioambiental no extremo sul da cidade que envolve a relocação de famílias de áreas de risco, implantação de um dique para a contenção de cheias, reestruturação urbana e a construção de um parque linear. A contrapartida da Prefeitura para este projeto é de € 9,5 milhões (US$ 10,2 milhões ou R$ 41 milhões).

Transporte
O projeto Inter 2 amplia a velocidade operacional e a qualidade dos serviços de linhas de grande carregamento de passageiros e abre novos caminhos ao transporte de Curitiba para a implantação de novos modais. Já num primeiro momento, a capacidade de transporte da Linha Direta Inter 2, de Ligeirinho, e Interbairros II (paradora) irá aumentar dos atuais 155 mil transportados diariamente para 181 mil passageiros/dia.

Hoje o Inter 2 transporta por dia 91 mil passageiros e o Interbairros II, 64 mil. As linhas percorrem um  itinerário circular de cerca de 38 quilômetros de extensão que passa por 28 bairros onde se concentram 580 mil habitantes.

Considerando a importância da Linha Inter 2 como promotora da integração entre os eixos de transporte e o investimento previsto na infraestrutura viária ao longo de seu itinerário, com foco no aumento da sua velocidade operacional e capacidade, esta será a primeira linha a operar com veículos elétricos, oferecendo assim suporte à reestruturação da  Rede Integrada de Transporte (RIT).

Caximba
O Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba prevê a implantação de infraestrutura e de construção de novas unidades habitacionais necessárias para o reassentamento das 1.147 famílias que vivem em área de risco na Vila 29 de Outubro.

A solução proposta visa a assegurar a integridade da área de proteção ambiental, bem como das condições urbanísticas adequadas para a população e contempla um conjunto de intervenções voltadas às prioridades que envolvem saneamento, meio ambiente, mobilidade e infraestrutura urbana e social.

No contexto da priorização da gestão dos riscos climáticos em Curitiba, o Projeto Gestão de Risco Climático do Caximba propõe potencializar a recuperação e a melhoria da qualidade ambiental dessa porção da bacia hidrográfica do Rio Barigui, e das condições de habitação da comunidade que vive na região.