Em uma ação que integra a Semana Mundial de Amamentação, o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, instituiu nesta terça-feira (06) o Comitê de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável (Amacs) de Curitiba. A assinatura para implementação do Comitê ocorreu em reunião realizada na sede da Secretaria, com profissionais que atuam nas unidades de saúde, nas maternidades ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes de organizações não-governamentais.

Massuda destacou a importância desse espaço de debates devido à necessidade de se rediscutir o aleitamento com a própria sociedade. Ele analisa que as mulheres estão deixando de amamentar cada vez mais cedo devido ao estilo de vida e às pressões do mercado de trabalho. É necessário chamar a atenção da sociedade sobre a importância da amamentação, enfatizou.

O Comitê terá caráter técnico-científico, educativo, participativo e de mobilização social. Todas as ações serão desenvolvidas com base nas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. O Comitê será responsável por subsidiar políticas públicas e ações de promoção, proteção e de apoio ao aleitamento materno em Curitiba.

Entre as atividades previstas para serem desenvolvidas pelo Comitê estão a análise, monitoramento e divulgação das informações sobre aleitamento materno e alimentação complementar nos diversos níveis de atenção à saúde das crianças residentes em Curitiba. Também deve transmitir o conhecimento e sensibilização sobre o assunto. Dentro do Programa Mãe Curitibana, queremos ampliar o Programa de Aleitamento Materno (Proama) para todas as unidades de saúde de Curitiba. Precisamos difundir estes conhecimentos por toda a cidade, salientou Massuda.

A coordenadora do Proama, Claudete Teixeira Krause Closs, destacou a importância desse debate colegiado para fortalecer o trabalho de orientações às mães e gestantes. Muitas mães têm dúvidas e precisam de orientações para agir corretamente durante a amamentação. Esse apoio é fundamental para que elas não desistam desse processo essencial para a saúde dos bebês, enfatizou.

O Comitê será composto por representantes de 22 instituições de Curitiba, entre conselhos de classe, associações da área de saúde, hospitais e maternidades credenciadas ao SUS, bancos de leite, secretarias municipais, entre outros, que se reunirão mensalmente.