O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) premiará nesta terça-feira os melhores atletas do ano. A cerimônia será realizada a partir das 20 horas, em São Paulo. Concorrem à principal honraria no masculino Alessandro Rodrigo e Petrúcio Ferreira, do atletismo, e Daniel Dias, da natação. No feminino, estão na disputa a Beth Gomes e Jerusa Geber, do atletismo, e Carol Santiago, da natação.

Os atletas foram indicados por suas performances nos respectivos Mundiais das modalidades e Jogos Parapan-Americanos de Lima e coroará uma temporada de recordes do esporte paralímpico brasileiro. Na competição continental, o País bateu o recorde de medalhas de todas as edições e terminou com folga na primeira colocação. No Mundial de Atletismo ficou com uma inédita segunda colocação.

Na capital peruana, em agosto, o nadador Daniel Dias (classe S5) faturou a sua 32.ª medalha de ouro em Parapans. Carol Santiago (S12) deixou Lima com dois ouros e no Mundial da modalidade, que aconteceu em Londres, ela faturou dois ouros e duas pratas. No Mundial de Atletismo, em novembro, em Dubai, o velocista Petrúcio Ferreira (T47) se tornou o atleta paralímpico mais rápido do mundo.

Jerusa Geber (T11) foi campeã mundial nos 100 metros e é a primeira atleta cega a correr a distância em menos de 12 segundos. Beth Gomes (F52), de 54 anos, faturou o ouro no lançamento de disco com recorde mundial da prova. Também no campo, Alessandro Rodrigo (F11) ganhou o ouro no lançamento de disco e bronze arremesso de peso.

Pela terceira vez haverá a premiação do “Atleta da Galera”, que é eleito por voto popular. Cinco atletas estão na disputa: a judoca Alana Maldonado, a nadadora Carol Santiago, o jogador de bocha José Chagas e os velocistas Petrúcio Ferreira e Verônica Hipólito.

Também serão entregues o Prêmio Aldo Miccolis, que homenageia pessoas que dedicaram a sua vida ao esporte paralímpico e o Prêmio Personalidade Paralímpica, para quem contribuiu para o Movimento na temporada.

Na segunda-feira, o CPB revelou em seu site 24 atletas que foram destaque por modalidade. Eles foram indicados pelas confederações responsáveis e escolhidos por uma comissão da principal entidade paralímpica.

Confira os ganhadores por modalidade:

Atletismo – Petrúcio Ferreira

Basquete em cadeira de rodas – Vileide Almeida

Bocha – Maciel Santos

Canoagem – Luis Carlos Cardoso

Ciclismo – Lauro Chaman

Esgrima em cadeira de rodas – Jovane Guissone

Esportes de Neve – Cristian Ribera

Futebol de 5 – Raimundo Nonato

Futebol de 7 – Bira Magalhães

Goalball – Leomon Moreno

Halterofilismo – Mariana D’Andrea

Hipismo – Rodolpho Riskala

Judô – Meg Emmerich

Natação – Carol Santiago

Parabadminton – Vitor Tavares

Parataekwondo – Débora Menezes

Remo – Renê Pereira

Rúgbi em CR – Julio Braz

Tênis de Mesa – Paulo Salmin

Tênis em cadeira de rodas – Daniel Rodrigues

Tiro Esportivo – Alexandre Galgani

Tiro com arco – Jane Karla Gögel

Triatlo – Carlos Viana

Vôlei Sentado – Gilberto da Silva