Divulgação

Fevereiro chegou e com ele a volta às aulas e o final do horário de verão. O final das férias e do horário de verão pode ter efeitos variados para o corpo, dependendo do organismo de cada pessoa. Sabemos que nesse período, dormimos e acordamos mais cedo e que essa adaptação pode ser ainda mais complicada, principalmente para aquelas pessoas que já possuem distúrbios do sono.

Pensando justamente nesse período de readaptação, a cirurgiã e especialista em distúrbios do sono do Hospital São Vicente, Dra. Danielle Salvati de Campos Malaquias, dá algumas dicas. “A dificuldade de ajustar os horários de sono com a volta às aulas basicamente envolve a falta de rotina que é criada durante as férias, afinal, as crianças têm uma maior flexibilidade nos horários de ir pra cama e levantar e é justamente essa rotina que precisa ser restabelecida com a volta às aulas e o término do horário de verão”, explica.

Há muitos fatores que influenciam a forma como dormimos, desde a temperatura, luminosidade do quarto, alimentação e ruídos. Assim são criados uma espécie de “protocolo” para atingir uma melhor qualidade do sono, que se chama “higiene do sono”. Nada mais é do que uma série de recomendações que defendem um estilo de vida saudável e promovem hábitos que favorecem um sono mais descansado e eficaz. “É muito importante que as crianças tenham uma rotina e façam a higiene do sono, principalmente nesse período de readaptação. É uma maneira de criar um passo a passo, uma rotina para entender que a hora de dormir chegou. Pode ser um banho quente, um leitinho, um chá, uma historinha na cama, sempre com pouca luminosidade e nada de estímulos, pra que ela entenda que esse é o horário de dormir”, explica a especialista.

A médica do Hospital São Vicente ressalta ainda que o final do horário de verão não representa nenhum problema tão sério para a maioria das pessoas, afinal, em média, são necessários de dois a sete dias para que o corpo se adapte e tudo volte ao normal. O ciclo biológico de sono vigília ou ritmo circadiano sono vigília é fortemente influenciado pela luz solar. A dica para um ajuste mais rápido a mudança do horário de verão seria sair da cama e abrir as cortinas para que a luz solar possa reprogramar nosso relógio biológico.

Para melhorar o sono de uma forma geral com o fim do horário de verão, a Dra. Danielle dá algumas dicas importantes:

1) Praticar atividades físicas regulares, principalmente no período da manhã.
2) Dar preferência a alimentos leves principalmente à noite, como massas com molhos leves, frutas, verduras e legumes. Evitar café, álcool e energéticos e estimulantes em geral após as 15 horas.
3) Preferir o quarto escuro, para estimular a produção de melatonina.
4) Expor-se à luz do dia o mais cedo possível, para adaptar o seu cérebro ao novo horário.
5) Evitar usar computadores, celulares, filmes que estimulam a produção de cortisol e adrenalina, hormônios prejudiciais ao sono. Importante lembrar que a luminosidade atrapalha principalmente a liberação de melatonina – nosso hormônio relacionado à indução e manutenção de sono.
6) Lidar com a ansiedade que antecede a volta às aulas tanto dos pais como dos filhos. Saber que ansiedades, pensamentos repetitivos, medos da nova etapa, nova turma, professores, podem atrapalhar algumas noites de sono, mas a própria vivência e a confiança na nova rotina farão com que esse ciclo volte ao normal em poucos dias. A tranquilidade é essencial para o melhor rendimento diurno e retorno de boas noites de sono.

Sobre o Hospital São Vicente-Funef


Fundado em 1939, o Hospital São Vicente é referência no transplante de fígado e rim, e nas áreas de Oncologia e Cirurgia. De alta complexidade, atende diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, sempre com foco na qualidade e no tratamento humanizado. Desde 2002, a instituição é gerida pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (Funef).
Sua estrutura conta com Pronto Atendimento, Centro Médico, Centro Cirúrgico, Exames, UTI, Unidades de Internação e Centro de Especialidades. O programa de Residência Médica é credenciado pelo MEC nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.
Mais informações: www.hospitalsaovicente.com.br
Acompanhe nossa página no Facebook: www.facebook.com/hospitalsaovicentecuritiba

Hospital São Vicente – Funef
Rua Vicente Machado, 401 – Centro – Curitiba/PR
(41) 3111-3000