Selecionar a escola onde o filho irá estudar não é uma tarefa fácil, e requer atenção aos detalhes para escolher o melhor ambiente. Quando se trata de crianças com necessidades educacionais especiais, esse cuidado deve ser ainda mais apurado.

Para iniciar a procura do local, os pais precisam saber que a Constituição Federal, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), a Lei Federal n0 7853/99 e a Resolução do CNE/CEB nº 2/2001 preveem a inclusão educacional desses alunos em classe regular, ou seja: é um direito constitucional. Contudo, muitas escolas não estão preparadas para fazer o atendimento especializado e acabam por indicar outra instituição para receber a criança.

É fundamental que a família entenda que a escola é um local fértil para o desenvolvimento infantil, onde habilidades de autonomia, socialização e comunicação são vivenciadas intensamente.

E agora: como escolher a melhor escola para uma criança com necessidade educacional especial?

A pedagoga especialista em Educação Especial e Inclusiva Grazielle Tavares, do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (Cerne), dá dicas muito úteis que podem servir de um norte para os pais que estão a procura e uma boa escola inclusiva.


Dicas para escolher a escola

1 Os valores da família devem estar claros para que não entrem em conflito com as concepções propostas pela escola. Busque informações no site ou recomendação de pais que já frequentam a instituição.

2 Seja prático, pesquise escolas próximas para não complicar a sua rotina. Caso não seja possível, opte por alternativas nas redondezas.

3 Marque uma reunião com a pedagoga para esclarecer as suas dúvidas.

4 Fique atento ao tratamento dispensado. É fundamental que haja acolhimento e que seja humanizado.

5 Observe a estrutura física, ela revela o modo como o ensino é realizado. Verifique se há rampas de acesso e se os banheiros são adaptados. Caso o ano letivo já tenha iniciado, veja se as produções criativas são realizadas pelas crianças.

6 Fique atento ao espaço interno e externo. Muitos estímulos são prejudiciais para o conforto de algumas crianças com necessidades educacionais especiais.

7 Repare nos brinquedos: a criança deve ter contato com diversidade de materiais.

8 Analise se há uma biblioteca e se nela há títulos variados; questione se os alunos podem emprestar livros e como são realizadas as práticas de leitura.

9 Observe se há um olhar individualizado e respeitoso; pergunte se outras crianças com necessidades educacionais especiais estão matriculadas e como é feita a inclusão. Caso o seu filho (a) seja o primeiro (a), veja se há interesse em atendê-lo. Fique muito atenta à fala dos profissionais para nortear sua decisão. Se perceber que falta interesse, o melhor é buscar outra escola (ainda que dê trabalho!)

10 Verifique se há interesse em fazer parceria com a equipe multidisciplinar da clínica terapêutica em que seu filho é atendido.

11 Veja como é o método de ensino da instituição, se ele se enquadra nas possibilidades de seu filho e abarca seus valores pessoais.

12 Questione sobre o perfil profissional dos professores que atuam na escola. Verifique suas formações acadêmicas e se a escola propicia formação continuada, e como os docentes são orientados em caso de alunos com inclusão.

13 Indague sobre como é realizada a adaptação do aluno e se há um período pré-determinado para ela.

14 Veja qual é o melhor meio de comunicação com a escola. Há instituições que usam WhatsApp, enquanto outras utilizam a agenda.

15 Caso esteja em dúvida entre algumas escolas, leve seu filho ao local, e ele demonstrará qual agrada mais.

16 É imprescindível entender que a escola inclusiva dá possibilidades para a criança se desenvolver.