“Qual é a finalidade de um site?” As respostas são tantas que a pergunta ideal deveria ser “quais são as finalidades de um site?”

Um site hoje em dia é o cartão de visita de um grande negócio (e também de um pequeno), bem como pode ser também o espaço onde um profissional freelancer divulga os seus trabalhos. Inclusive, um site pode ser uma fonte de lucro para quem quer investir em um negócio online.

Isso mesmo, a ideia de que é possível ganhar dinheiro com um site não é lenda urbana, pois com bom planejamento, foco e o conhecimento das ferramentas certas, o que antes se limitava a ser um hobby, ganha contornos de investimento lucrativo.

Sendo assim, fique por dentro de algumas alternativas que irão ajudar você a ganhar dinheiro com um site, a colocar em prática a sua ideia na internet e, o melhor de tudo, a torná-la rentável.

Utilize uma boa ferramenta de construção de site

Se o seu objetivo com um site é ganhar dinheiro, então a sua jornada já inicia na escolha da plataforma de gerenciamento. Uma plataforma capaz de tornar o seu site um projeto de “gente grande” deve contar com alguns requisitos bem definidos.

Ela deve ser intuitiva e facilitar ao máximo o seu gerenciamento. O ideal é que com ela você tenha condições de construir e personalizar o seu site em pouquíssimo tempo.

É importante que ela também tenha templates responsivos, que permitam ao seu projeto ser bem visualizado em qualquer dispositivo, seja ele móvel ou desktop.

Pois então, o construtor gratuito de sites Zyro tem tudo isso e mais um pouco, um exemplo disso é o Escritor de IA. Graças a esse recurso o Zyro pode gerar conteúdo automático para você. Basta escolher a categoria e ele gera textos adaptados para as técnicas de SEO.

E falando em negócios, o Zyro também possui um criador de logotipo fácil de ser utilizado. Diante disso, ele gera para você em pouco tempo uma marca para o seu negócio, o tornando mais profissional e com credibilidade.

Invista na venda de infoprodutos

Uma das alternativas para quem quer ganhar dinheiro com um site é investir na venda de infoprodutos. Um dos motivos para isso é simples: as pessoas procuram na internet soluções para os mais variados problemas.

Se há dúvidas sobre como desmontar um notebook, a internet aparece para salvar o dia. Se alguém quer saber como cuidar das plantas, ou procura uma nova receita de fondue, basta procurar no Google.

Por isso, se você domina algum conhecimento específico, capaz de salvar alguém do aperto, você pode vendê-lo por meio de um site no formato de infoproduto.

Os infoprodutos, na verdade, são conteúdos digitais que podem ser vendidos via internet. Eles abrangem os mais variados temas. Sendo assim, há infoprodutos relacionados a dicas de culinária, de eletrônica, ou seja, qualquer assunto que pode ser útil no dia a dia.

Ao criar um site para vender infoprodutos, é necessário conhecer os formatos possíveis que eles apresentam. Veja a seguir os mais comuns hoje em dia.

Livros Digitais

Também chamados de e-books, eles são o formato mais conhecido, justamente por serem de fácil publicação e venda.

O êxito nas vendas de um infoproduto depende muito do modo como você vai abordar o seu conteúdo. Por isso, é importante caprichar na diagramação, utilizar desenhos, gráficos e também caprichar no texto.

Podcasts

Eles são infoprodutos no formato de áudio e praticamente são programas de rádio na internet. Entretanto, não é difícil produzir um podcast, pois há várias ferramentas como o Audacity e o Soundcloud que dão conta do recado.

A vantagem dos podcasts para os ouvintes reside na possibilidade deles serem consumidos nas mais variadas situações e ambientes. Basta a sua persona acessar o smartphone e ouvir o podcast enquanto lava a louça ou faz uma caminhada no parque.

Videocasts

O formato em vídeo hoje é tão popular que quem quer ganhar dinheiro com um site deve olhar com carinho para esse tipo de infoproduto.

Se o conteúdo que você quer vender exige muitos exemplos práticos e demonstrativos, os vídeos são uma excelente alternativa.

Utilize o Marketing de Afiliados

Você pode criar um site e adotar o Marketing de afiliados para ganhar dinheiro. Esse é um tipo de negócio em que o afiliado divulga o produto de um empreendedor ou empresa. Com isso, ele ganha em troca uma comissão por cada venda realizada.

Essa relação comercial é uma opção interessante para empreendedores que querem trabalhar com vendas na internet. Por meio dessa iniciativa é possível monetizar o seu site efetuando a venda de produtos de terceiros, sem a necessidade de criar um produto. Confira a seguir algumas dicas para você utilizar o Marketing de Afiliados.

Opte por um programa de afiliados

Atualmente existem à disposição vários programas desse tipo. A Hotmart é um deles, sendo bastante eficiente para quem pretende ministrar cursos online.

Escolha o produto ideal para divulgar

Divulgue produtos que são compatíveis com o seu público. Além disso, é essencial que você conheça bem os produtos antes de anunciá-los. Apenas desse modo você vai passar mais credibilidade.

Por isso, antes de afiliar-se a um produto, solicite informações, bem como analise o que os clientes acham dele.

Estimule o seu público a conhecer melhor o produto

Caso o seu intuito como Afiliado é conquistar um bom lucro, é importante educar a sua audiência acerca do produto que você está vendendo. Desse modo ele vai ficar ciente das características e partir para a ação de compra.

É nessas horas que mídias de diferentes formatos são relevantes, tais como os e-books, webinários, podcasts e videocasts.

Crie um site geek

Mais uma alternativa para você ganhar dinheiro com um site é criar conteúdo para o público nerd e geek. As possibilidades nesse caso são várias, pois você pode oferecer postagens sobre games, histórias em quadrinhos, filmes e as novidades no mundo da tecnologia.

Por isso, para você conquistar uma boa fatia desse público e depois ganhar dinheiro com o seu site, confira algumas dicas abaixo.

Segmente os assuntos

Isso possibilita selecionar a audiência, determinar um nicho específico e melhorar a sua comunicação. Se for trazer o assunto dos filmes para o seu site, escolha um gênero. O mesmo vale para o segmento de games, histórias em quadrinhos e outros assuntos.

Monetize o seu site

Ao adquirir autoridade com as suas postagens, conquistar um número expressivo de visualizações e uma audiência fiel, pense em alternativas de monetização.

Nesse caso, você pode vender produtos relacionados a esse público, tais como camisetas com estampas de personagens, chaveiros, xícaras e outros objetos personalizados.

Invista em uma boa hospedagem de site
Para profissionalizar o seu site é fundamental que ele tenha um bom espaço em disco, velocidade de carregamento e possa suportar uma considerável quantidade de acessos.

Por essa razão, vale investir em um bom serviço de web hosting. Com isso, o seu negócio vai ganhar mais qualidade e credibilidade.

Ganhar dinheiro com um site exige planejamento e ferramentas certas

Não é um processo tão fácil e os lucros não surgem da noite para o dia, mas também não é algo impossível de acontecer.

Portanto, se você quer investir em um site, siga essas recomendações, invista em conteúdo e conquiste o seu público sempre com conteúdo de qualidade.