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Como melhorar a postura corporal no trabalho

Não é nada fácil passar oito horas ou mais trabalhando em uma mesma posição todos os dias. O corpo logo dá sinais de que não está nada bem: dores constantes, desconcentração e fadiga. Saber como melhorar a postura corporal no trabalho conta muito nessas horas.

Existem maneiras de corrigir a postura, aumentar a produtividade e principalmente melhorar a qualidade de vida. Modificar o comportamento e analisar o maquinário do trabalho são ações essenciais. Assim como, optar por algumas sessões de fisioterapia.

Por isso, reunimos as principais recomendações de como melhorar a postura corporal no trabalho para te ajudar. É hora de aplicar práticas mais saudáveis e redobrar a atenção.

Faça alongamentos antes de começar
Pode parecer uma coisa boba, mas os alongamentos auxiliam no preparo do organismo ao começar um dia de trabalho. A simples tarefa proporciona estímulos importantes para manter o foco, retirando toda tensão do corpo.

Além disso, alongar-se previne a má postura corporal durante as atividades. Uma ação rápida, fácil e que deve ser introduzida antes, durante e depois do trabalho. Para isso, faça pausas, ainda que pequenas, para esticar o corpo e melhorar sua disposição.

Não corrigir a postura prejudica sua saúde, sua produtividade e conforto. Reserve ao menos dois minutinhos para se alongar nesses períodos.

Preste atenção na postura corporal
Em uma rotina corrida, usamos várias horas com ocupações profissionais e domésticas. Esquecemos de observar o comportamento do nosso corpo. Deixamos para alongar depois, comer depois, se endireitar depois…

Não espere a dor no ombro ou na coluna chegar. Preste atenção na postura corporal agora! Verifique o posicionamento do seu quadril; mantenha-o sempre para trás no assento, permitindo uma distribuição de peso mais acertada.

Sustente suas costas em linha reta, impedindo que os ombros fiquem voltados para frente. Uma dica importante é não deixar a cabeça abaixada por muito tempo, isso prejudica o pescoço e a coluna.

Utilize equipamentos ergonômicos
Se quer melhorar a postura corporal no trabalho, utilize equipamentos ergonômicos. Conte com uma cadeira confortável; que tenha adaptações de altura e descanso para os braços.

A mesa também requer ajustes, a fim de oferecer apoio corretamente. Certifique-se de que a cadeira e a mesa estejam próximas. Sem exigir que os ombros estejam muito curvados para digitar no computador ou escrever numa folha. Tampouco, deixe os pulsos “pendurados”.

Escolher equipamentos não adaptáveis é uma decisão ruim. Por isso, examine as alternativas ao comprar os móveis do home office. E, se trabalha num local que não prioriza o bem-estar dos funcionários, indique as mudanças necessárias.

A postura corporal no ambiente de trabalho é fundamental para a própria empresa.

Coloque os pés no chão
Como pode perceber, o corpo precisa de apoio para equilibrar o peso corretamente. Por isso, ignorar a boa postura no trabalho não é uma escolha inteligente.

O posicionamento do conjunto do corpo exige atenção redobrada. Os pulsos, os braços, as costas e o quadril precisam de equilíbrio. Assim como os pés.

Coloque os pés no chão de modo que os joelhos se mantenham em um ângulo de 90 graus. Para esse fim, avalie a altura da cadeira em que está sentado. Se ela não oferece a possibilidade de estar com os pés no chão, utilize algum tipo de apoio.

Deixar os pés pendurados por longos períodos desfavorece a postura corporal no trabalho. Afinal de contas, você estará pressionando outras articulações para aguentar o peso.

Não fique na mesma posição o tempo todo
É claro que nem todo mundo trabalha sentado, não é mesmo? Quem fica muitas horas de pé também precisa garantir os cuidados com a postura no trabalho. Se este é o seu caso, não fique na mesma posição o tempo todo.

Estar parado, de pé, com o mesmo posicionamento várias horas seguidas, prejudica a circulação sanguínea. Originando o surgimento de varizes, inchaços, vermelhidão e dores nas pernas, nos pés e na coluna.

Outra dica para a postura corporal no trabalho é escolher sapatos confortáveis. Evitando salto alto ou réplicas que não garantem a saúde dos pés. Transfira o peso do corpo de tempos em tempos para não forçar apenas um lado do quadril.

Procure ajuda médica
Se mesmo com as mudanças para corrigir a postura as dores persistirem, procure ajuda médica. Exponha o seu tipo de trabalho e o que o tem incomodado.

Aponte locais onde a dor é mais intensa, explique seus hábitos para descobrir o que está prejudicando. O profissional de saúde é a pessoa mais capacitada para ajudar a eliminar dores físicas. Por isso, não hesite em procurá-lo se está sendo afetado além do normal.


Lembre-se que a má postura corporal no trabalho pode danificar sua saúde a longo prazo. Resultando em infecções, lesões na coluna, escoliose, insônia, entre outras situações. Priorize sua saúde em primeiro lugar!