Reprodução/Pinterest – Casacos de frio de todos os tipos: fique de olho nos clássicos e na qualidade do material

O mercado é danado, nem bem esfriou e tudo já está em liquidação. Você só começou a pensar naquele casaco, quando, pronto, ele apareceu lá na arara com 30%, 50%, 70% de desconto. E o seu desejo acaba ficando bem mais perto de ser realizado. Mas lembre que qualquer compra é investimento e, como tal, você precisa analisar riscos e benefícios. Em outras palavras, não é para comprar porque ficou mais barato, mas é uma boa oportunidade desde que você vá realmente usar a peça, ela tenha qualidade irretocável, você possa pagar por ela e combine com o seu estilo. Para ajudar você, pensei em quatro apostas certeiras que não vão criar poeira no guarda-roupas.

1. Alfaiataria é e sempre vai ser um grande investimento. Mas para isso, não basta estar formatado como blazer ou calça social. Olhe bem o tecido, prefira os naturais e evite os sintéticos. Veja se as costuras não estão repuxadas, se o caimento está perfeitinho e prove quantas vezes for necessário. Só compre se for do seu tamanho ou se os ajustes a fazer sejam mínimos. Dê preferência às cores e padronagens mais sóbrias.

2. Casacos de lã, sobretudos e afins seguem mais ou menos a mesma regra quanto a material, caimento e tamanho. Os clássicos são a melhor escolha, justamente por sobreviverem ao tempo e se adaptarem melhor à qualquer tendência. Mas você não precisa radicalizar e ter só casacos pretos. Ouse um pouco, experimente mudar e trazer leveza para os dias frios. Só cuide com o que for datado demais.

3. Jeans vale para todas as temporadas e estações. Mas a dica é evitar os modismos muito evidentes, principalmente no que se refere à lavagem ou à modelagem. Peças mais retas e com lavagens menos extravagantes têm vida longa.

4. Utilitários como parkas, calças cargo e coletes podem ser uma alternativa ao básico. Eles são o contraponto perfeito para peças mais elaboradas, bordadas e românticas. Misture tudo e atualize o look.


Reprodução/Pinterest

Conjuntinho de alfaiataria é um superinvestimento. Dá para usar junto, só o blazer ou só a calça

Reprodução/Pinterest

Parka verde militar é um jeito fashion de variar o look

Reprodução/Pinterest

Jeans é sempre legal e não cai nunca de moda