Divulgação/Renascença/Assessoria de Imprensa

A primeira fase do Enem já foi concluída. Essa é a semana decisiva e muitos estudantes que não tiveram o desempenho esperado podem melhorar a nota neste domingo (11), que focará nas matérias de Matemática, Física e Química. O Colégio Renascença, que há 96 anos atua como uma das principais instituições de ensino de São Paulo, selecionou algumas dicas para gabaritar na segunda prova:

Esqueça a primeira prova – Muitos estudantes consideram que o desempenho do primeiro dia é decisivo e marcará como será o segundo dia de prova. Não é bem assim! O primeiro dia é muito importante, mas cada etapa é importante. Caso tenha se saído bem na prova de humanidades, continue estudando para as questões de exatas e biológicas. E para quem não teve um desempenho satisfatório, a dica é não desanimar e seguir os passos da próxima dica.

Revise os conceitos gerais – Agora não é a hora de rever conteúdos específicos. Priorize os conceitos gerais, que acabam servindo para todas as matérias. Por exemplo, a matemática está presente nas questões de física, química e até biologia. Por isso, tenha na ponta do lápis as principais operações matemáticas, assim como as principais fórmulas da física e elementos da química.

Não entre em pânico – Confie no que você estudou até aqui. A ansiedade antes da prova é normal, mas não deve afetar a autoconfiança do candidato. Se mantenha focado e evite tentar aprender novos conteúdos – revisar acaba sendo mais proveitoso nesse período. Não se compare com colegas ou com comentários nas redes sociais. Só os resultados oficiais da prova podem atestar o desempenho de cada candidato.

Não fique confortável demais – Muitos estudantes chegam com 1 hora de antecedência no primeiro dia, mas perdem o horário no segundo dia de prova porque consideram que já estão tranquilos e já sabem como chegar ao endereço. Não caia nessa! Coloque o relógio para despertar e saia cedo de casa – não se esqueça de levar a caneta preta e um lanche saudável (de preferência, que já fique pronto na véspera).

Aprenda a ler (com qualidade) – A dica pode parecer um pouco estranha, mas aprenda a fazer uma leitura direcionada para o que o enunciado da questão está pedindo – lembre-se que o tempo é curto. Outra dica é grifar os dados que aparecem ao longo do trecho para evitar ter que reler todos os textos diversas vezes. Um ou outro acaba exigindo mais do candidato, mas a maioria está vinculado a uma questão bastante específica.

    

Contatos para Imprensa:

tropicocomunicacao.com.br
(11) 3530-3567

Adriana Fernandes
(11) 9 9963-2930
[email protected]

Fernando Oller
(11) 97338-5023
[email protected]

Conecte-se com a Tropico
Facebook | Instagram | Linkedin | Twitter | YouTube