SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As companhias aéreas americanas American, United, Southwest e Frontier pediram nesta quarta-feira (20) que o governo do presidente Donald Trump não use seus voos para transportar crianças imigrantes separadas dos pais.

Em nota, a primeira empresa considera que a política não está alinhada com seus valores. “Nós unimos as famílias, não as separamos. Não desejamos ser associados com a separação de famílias, ou pior, lucrarmos com isso.”

O mesmo tom foi usado pelo CEO da United Airlines, Oscar Munoz, de família mexicana-americana. “Entramos em contato com o governo para informar que eles não deveriam transportar crianças imigrantes em nossos aviões.”

“Sobre a base de investigações internas (…) não encontramos nenhuma evidência de que essas crianças tenham sido transportadas pela United.”

Ao criticar a medida do presidente, a Frontier Airlines disse ser orgulhosa de ser uma companhia familiar e, por isso, não poderia permitir em seus voos a separação das famílias dos estrangeiros presos por entrar ilegalmente no país.

“Não desejamos ter envolvimento no processo de separar crianças de seus pais. Apelamos a qualquer pessoa que tome essas decisões de viagens desse tipo não use a Southwest Airlines”, disse a companhia em comunicado.

Por outro lado, a Delta comemorou a decisão de Trump de não autorizar mais a cisão familiar neste caso -eles se manifestaram após o decreto. “[As separações] são de cortar o coração e não se alinham com os valores da Delta.”