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Compre no Bairro! Esta é a nova campanha lançada pela Prefeitura para valorizar o pequeno comerciante e apoiar sua recuperação econômica dos impactos sofridos com a pandemia do coronavirus.

A campanha incentiva os curitibanos a valorizar o comércio local, comprando perto de casa ou do trabalho, das feiras ao ar livre da Prefeitura ou nos sacolões. 

Além de fortalecer o pequeno comércio, o objetivo é também desestimular as saídas mais longas para consumir e apoiar o distanciamento social, necessário para conter a transmissão do coronavirus.

Veja como participar

Para participar, basta usar o site coronavirus.curitiba.pr.gov.br, que entrou no ar nesta segunda-feira (3/8). Lá os curitibanos encontram os pequenos comerciantes estabelecidos na sua região. 

A ferramenta é muito simples de usar. É só escolher o tipo de comércio, por exemplo, “padaria” e clicar no ícone que serão listadas os tipos de estabelecimentos disponíveis na região.

Por seu lado, os comerciantes podem usar o site para baixar as peças publicitárias para divulgar a campanha em seus negócios.

Pequenos sofrem mais

“Esta campanha foi criada para incentivar o comércio e a retomada econômica dos pequenos negócios. As grandes redes conseguem se recuperar mais rápido, mas o microempreendedor sofre mais com os efeitos da pandemia”, explicou Cristina Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação S/A.

Para se ter uma ideia da importância da iniciativa, Curitiba tem 137,2 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) atuando em várias atividades como, salões de beleza, vestuário e acessório, panificação, alimentos em geral e outros.

O pequeno varejo não é grande só em Curitiba. De acordo com dados do Sebrae de 2019, o Brasil tem 6,3 milhões de pequenos negócios, setor que responde pelo sustento direto de cerca de 13 milhões de pessoas no país.

Economia descentralizada

Para Cristina Alessi, a ideia é aproveitar uma vantagem importante de Curitiba, a descentralização das atividades econômicas.

“O planejamento urbano da cidade favorece isso com a pulverização de produtos e serviços. Se a pessoa pode evitar usar o transporte público para consumir perto de casa nos dias de hoje, isso é muito importante. O Ippuc, inclusive, está desenvolvendo um estudo em que aponta as centralidades das dez regionais de Curitiba”, citou.

Economia nos bairros

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba fez o mapeamento das dez regionais da cidade dos polos de atividades econômicas e de atração de deslocamentos que concentram estabelecimentos de comércio e serviços. 

Os dados fazem parte do estudo em desenvolvimento, voltado à promoção da segurança das pessoas em áreas de grande circulação e, de maneira complementar, ao fortalecimento das atividades econômicas locais, nas chamadas centralidades funcionais de Curitiba no pós-pandemia.

Dicas no site

No site coronavirus.curitiba.pr.gov.br os comerciantes também têm acesso a todo o conjunto de ações que Prefeitura está fazendo na capital para enfrentar a pandemia do coronavirus. Também estão disponíveis tópicos de capacitação profissional.