Divulgação

Uma operação dos fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – IPEM-PR, promovida na terça-feira (11), encontrou irregularidades numa fabricante e montadora de compressores, que atua na Cidade Industrial de Curitiba. Os fiscais interditaram quatro compressores, das 11 unidades verificadas, representando 36% dos equipamentos irregulares. Para o gerente de Fiscalização do IPEM-PR, Roberto Tamari, o Instituto realiza operações com o objetivo de garantir que o consumidor adquira produtos que estão dentro das determinações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, evitando o risco de acidentes. 

Segundo o gerente Tamari, “os vasos de pressão presentes nos compressores são Certificados pelo Inmetro desde junho de 2018, os fabricados no Brasil e os importados também. Assim, devem trazer a marca do Inmetro. Os equipamentos não Certificados podem trazer risco de acidentes, entre eles, explosão na utilização do equipamento. A Portaria do Inmetro nº 255/14 traz orientações sobre esse produto”, explicou o gerente de Fiscalização do IPEM.
O fabricante nesse caso foi autuado, e tem um prazo de até 10 dias para regularizar a situação. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Compressores – Compressores de ar são utilizados em residências, comércio (borracharia, funilaria, oficinas, postos de combustíveis etc), consultórios odontológicos e na indústria. Como contém ar comprimido, se houver rompimento do reservatório (vaso de pressão), pode causar sérios danos, como os mostrados nas fotos que acompanham a matéria.

Durante a fiscalização, as equipes do IPEM-PR verificaram o Selo de Identificação da Conformidade, que deve possuir o número de registro junto ao Inmetro, placa de identificação contendo dados do fabricante/importador, número de série ou número de fabricação dado pelo fabricante do Vaso de Pressão, mês e ano de fabricação, pressão máxima de trabalho admissível interna e/ou externa e temperatura correspondente, pressão de ensaio hidrostático, temperaturas mínima e máxima de projeto do metal à pressão correspondente, código de Construção e ano de edição e o número de rastreabilidade do processo junto ao OCP.
OUVIDORIA IPEM PR – Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria